Noticias
Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13. Ele governou o país entre 2010 e 2015 e se tornou um dos líderes mais admirados da América Latina, conhecido por seu estilo de vida simples e discursos em defesa da justiça social. O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, considerado seu herdeiro político, confirmou a morte e prestou homenagem, descrevendo Mujica como “presidente, ativista, referência e líder”. Mujica havia revelado em abril de 2024 que lutava contra um câncer no esôfago em estágio avançado, que já havia se espalhado.
Nascido em Montevidéu, em 1935, Mujica teve uma trajetória marcada pelo ativismo e pela militância revolucionária. Nos anos 1960, integrou o grupo guerrilheiro Tupamaros, que ficou conhecido por ações como assaltos a bancos para redistribuir alimentos e dinheiro aos mais pobres. Ferido em confrontos com a polícia, foi preso várias vezes e passou 14 anos na prisão, onde sofreu torturas. Libertado em 1985, após um decreto de anistia, iniciou sua carreira política institucional, ajudando a fundar o Movimento de Participação Popular (MPP), partido de esquerda que viria a integrar a Frente Ampla.
Eleito deputado em 1994 e senador em 1999, Mujica chegou ao governo como ministro da Agricultura em 2005, na gestão de Tabaré Vázquez. Em 2010, foi eleito presidente do Uruguai, destacando-se por sua postura austera, recusando luxos do cargo e vivendo em sua chácara nos arredores da capital. Seu governo ficou marcado por avanços em políticas sociais e por sua figura carismática, que o transformou em símbolo da esquerda latino-americana. Mesmo após deixar a presidência, continuou atuante na política e inspirando novas gerações.
-
Brasil3 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades3 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará3 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil3 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo3 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil3 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia3 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
