Noticias
Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13. Ele governou o país entre 2010 e 2015 e se tornou um dos líderes mais admirados da América Latina, conhecido por seu estilo de vida simples e discursos em defesa da justiça social. O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, considerado seu herdeiro político, confirmou a morte e prestou homenagem, descrevendo Mujica como “presidente, ativista, referência e líder”. Mujica havia revelado em abril de 2024 que lutava contra um câncer no esôfago em estágio avançado, que já havia se espalhado.
Nascido em Montevidéu, em 1935, Mujica teve uma trajetória marcada pelo ativismo e pela militância revolucionária. Nos anos 1960, integrou o grupo guerrilheiro Tupamaros, que ficou conhecido por ações como assaltos a bancos para redistribuir alimentos e dinheiro aos mais pobres. Ferido em confrontos com a polícia, foi preso várias vezes e passou 14 anos na prisão, onde sofreu torturas. Libertado em 1985, após um decreto de anistia, iniciou sua carreira política institucional, ajudando a fundar o Movimento de Participação Popular (MPP), partido de esquerda que viria a integrar a Frente Ampla.
Eleito deputado em 1994 e senador em 1999, Mujica chegou ao governo como ministro da Agricultura em 2005, na gestão de Tabaré Vázquez. Em 2010, foi eleito presidente do Uruguai, destacando-se por sua postura austera, recusando luxos do cargo e vivendo em sua chácara nos arredores da capital. Seu governo ficou marcado por avanços em políticas sociais e por sua figura carismática, que o transformou em símbolo da esquerda latino-americana. Mesmo após deixar a presidência, continuou atuante na política e inspirando novas gerações.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

