Entretenimento
Baseado na obra Estação Carandiru de Drauzio Varella, o Grupo Imagens de Teatro estreia “SALMO 91” na Casa Absurda
O “SALMO 91”, que aborda o massacre do Carandiru, um dos episódios mais trágicos e marcantes da história recente do Brasil. As apresentações acontecerão nos dias 5,6,12 e 13 (sábados e domingos) sempre às 19h com ingressos populares. Este projeto foi aprovado na Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), no Decreto nº 11.525/2023 (Decreto Paulo Gustavo), e no Decreto nº 11.453/2023 (Decreto de Fomento) pela Secretaria de Cultura de Fortaleza-SECULTFOR.
Sobre o projeto
O espetáculo “Salmo 91” aborda um dos episódios mais sombrios da história recente do Brasil: o massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992, quando 111 detentos foram mortos durante uma intervenção policial no extinto Complexo Penitenciário do Carandiru, em São Paulo. A peça, escrita por Dib Carneiro, utiliza como pano de fundo essa tragédia, que até hoje é considerada o maior massacre do sistema prisional brasileiro, e traz à tona as vozes dos sobreviventes e as lacunas que persistem na responsabilização dos envolvidos.
O texto de Carneiro dialoga diretamente com o livro “Estação Carandiru”, escrito por Drauzio Varella em 1999. Varella, médico e escritor, teve contato direto com o cotidiano do presídio ao atuar como voluntário no combate à AIDS entre os detentos. Sua obra é um relato humanizado e detalhado sobre a vida na prisão, expondo as condições desumanas e a violência estrutural do sistema carcerário. “Salmo 91” pode ser vista como uma releitura ou uma resposta artística ao livro de Varella, aprofundando-se nos aspectos emocionais e políticos do massacre, além de questionar a impunidade que cerca o caso.

Sobre o Imagens
O Imagens de Teatro teve sua origem em janeiro de 2002, com o estudo para montagem do espetáculo “Imagens”, de Benedito Rodrigues Pinto. O diretor do grupo, Edson Cândido, já havia montado um espetáculo do mesmo autor, “Meia-Sola”, no estado de São Paulo e, a partir dessa segunda experiência, enveredou pela linha de montagem realista de autores ditos “malditos”. Desde aquelas primeiras experiências até hoje, o Imagens de Teatro vem acumulando uma bagagem de duas décadas de pesquisa, montagem e apresentação de espetáculos, adaptando-se, nessa trajetória, nos mais diversos espaços, desde palcos tradicionais a galpões, bares e ambientes mais alternativos, disseminando a cultura teatral e formando plateia em todo o país.
Como reconhecimento pelo trabalho realizado, o Imagens de Teatro já foi vencedor do Prêmio Myriam Muniz/FUNARTE, em 2009, com o projeto “Plínio Marcos – Trilogia: Abajur Lilás, Navalha na Carne e Barrela” e em 2014, com o projeto “Grupo Imagens 13 anos – Indo onde o povo está”, já tendo acumulado, ao longo de sua carreira, 06 prêmios de melhor espetáculo, 09 prêmios de melhor direção, 11 prêmio de melhor atriz, 05 prêmios de melhor atriz coadjuvante, 02 prêmios de melhor ator, 04 prêmios de melhor ator coadjuvante, 04 placas de homenagem, 01 prêmio de melhor iluminação, 01 prêmio de melhor sonoplastia, 02 prêmios de melhor cenografia, 02 prêmios de melhor maquiagem e um prêmio de melhor caracterização.
+ informações
@grupo.imagens
Assessoria de Imprensa
@santa_pauta
Serviço:
Salmo 91
Dias 5,6 ,12 e 13 – Abril
Horários: Sábados- 20h – Domingo- 19h
Local: Casa Absurda – Rua Isac Meyer 108 Aldeota
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20,00 (meia)
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

