Brasil
Governo busca expandir ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quarta-feira (6) que o governo busca ampliar o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, conforme a Lei 10.639/03, que, apesar de aprovada há 21 anos, ainda enfrenta desafios. Segundo ela, apenas 17% das escolas cumprem a legislação.
“Apagar essa parte da história é cruel com o povo negro”, afirmou Anielle no programa. Ela ressaltou o empenho do ministro da Educação, Camilo Santana, para garantir a aplicação da lei, embora estudos mostrem que, em algumas regiões, a implementação seja ainda menor.
Anielle também comentou o tema da redação do Enem deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, destacando que ele dá visibilidade à luta do ministério e dos movimentos negros. Ela relatou ainda sua experiência como professora, quando muitas vezes precisou buscar imagens de pessoas negras para enriquecer o conteúdo didático.
O governo lançou o programa Caminhos Amefricanos, que promove intercâmbio entre docentes e estudantes de países latino-americanos e africanos. Em 21 de novembro, será a formatura da primeira turma de 150 professores que participaram do programa, com novos editais previstos para o próximo ano.
Durante o mês da Consciência Negra, Anielle falou sobre as ações do ministério, como a aceleração da titulação de terras quilombolas e o combate à violência política de gênero e raça. O ministério também lançará um edital de R$ 30 milhões, em parceria com o BNDES, para fortalecer quilombos da Amazônia.
No próximo 20 de novembro, será comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, agora feriado, em memória ao líder do Quilombo dos Palmares.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF

