Brasil
Consciência Negra: 20 de novembro é feriado nacional pela primeira vez; entenda o motivo

Símbolo da resistência e representatividade dos antepassados negros, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tornou-se feriado nacional em 2024. A data, marcada por um histórico de lutas e conquistas, até 2023 era feriado em apenas seis estados e aproximadamente 1.200 cidades brasileiras.
O dia 20 de novembro foi escolhido em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, localizado no atual estado de Alagoas. Executado em 1695, Zumbi se tornou símbolo de resistência contra a escravidão. Além de homenageá-lo, a data celebra outras figuras negras que deixaram legados significativos na história e cultura brasileiras, como Pelé, Alcione, Lázaro Ramos, Glória Maria e, mais recentemente, Vinicius Júnior.
Em 2024, o dia 20 de novembro será comemorado pela primeira vez como feriado nacional. O projeto de lei que instituiu o feriado foi sancionado pelo presidente Lula (PT) em 21 de dezembro de 2023, após ser criado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). A primeira lei que reconheceu a data como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra foi sancionada em 2011 (Lei Federal 12.519), mas não a tornou feriado nacional, cabendo a cada estado e município decidir pela criação do feriado.
Confira os estados onde, mesmo antes do decreto do presidente Lula, 20 de novembro já era considerado feriado:
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Mato Grosso
- Rio de Janeiro
- São Paulo
A celebração dessa data como feriado nacional reflete um avanço significativo no reconhecimento da importância da resistência e da cultura negra no Brasil. Fortalece a memória coletiva sobre a luta contra a opressão e promove a valorização das contribuições da população negra ao longo da história do país.
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos20 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público
-
Iguatu5 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu