Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Curiosidades

Gatos enxergam os tutores como “felinos gigantes”, revela biólogo

Publicado

on

Os gatos são frequentemente vistos como animais de estimação insensíveis ou menos afetuosos. No entanto, esses pets podem ser bastante apegados aos seus tutores, demonstrando até mesmo luto e criando vínculos afetivos com os humanos. Mas como os gatos enxergam os seres humanos? O biólogo americano John Bradshaw esclareceu essa questão.

A resposta pode parecer curiosa, mas faz sentido. Bradshaw explicou, em entrevista, que os gatos veem seus tutores como outros gatos, mas em uma escala maior. Para eles, os tutores são como felinos gigantes que fazem parte do grupo, sem uma hierarquia social definida. Isso pode explicar a aparente indiferença dos gatos a alguns comandos.

Além disso, os gatos não focam seus sentidos nos traços faciais humanos, mas sim no cheiro, na forma de se mover e na voz. Portanto, as características físicas não moldam a percepção dos gatos sobre seus tutores.

Assim como percebem os humanos como seus iguais, os gatos também podem se apegar aos tutores. Um estudo da Universidade de Oregon revelou que cerca de 64% dos gatos se apegam de forma segura aos humanos. “Em um estado de dependência com um humano, esse comportamento de apego é flexível e a maioria dos gatos usa os humanos como fonte de conforto”, explicaram os pesquisadores.

 

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA