Conecte-se conosco

Iguatu

Hemoce Iguatu comemora seus 30 anos de funcionamento

Publicado

on

O Hemocentro Regional de Iguatu realizou ato solene em comemoração pelos 30 anos de funcionamento na cidade de Iguatu. O evento ocorreu dentro da programação da 32ª Jornada Regional de Hematologia e Hemoterapia, que ocorre de 21 a 23 de agosto no Campus Humberto Teixeira, na cidade de Iguatu/CE.

No momento comemorativo, algumas autoridades marcaram presença e discursaram para a plateia composta de ex-funcionários e colaboradores, parceiros de outros municípios, e equipe atual do Hemoce de Iguatu composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, assistentes administrativos, entre outros profissionais. Estiveram presentes: o Dr Emanuel Martins, diretor do Hemocentro Regional de Iguatu; a Dra Vânia Barreto, diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoce; a Dra Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce; a Dra Tereza Cristina, superintendente da Macro Cariri; e a Dra Márcia Soares, diretora do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte e Coordenadora de Regionais.

Logo na abertura houve a apresentação da banda de música municipal de Iguatu, entoando o hino nacional e o municipal, em seguida o grupo Flauta Doce de Cariús/CE com sua apresentação artística.

Em noite de falas saudosas, teve ainda a entrega de comenda em homenagem a funcionários, empresa parceira, e doador de sangue. Finalizando com apresentação de Bêu Paulino e Banda e coquetel para os participantes.

 

HISTÓRICO DO HEMOCE IGUATU

O ano era 1993, época que marca os primeiros anos da municipalização da saúde e da implementação do Sistema Único de Saúde. O estado do Ceará já contava com o Hemocentro Coordenador, implantado há pouco mais de 9 anos, também contava com os Hemocentros do Crato e Sobral. A cidade de Iguatu apresentava demanda para implantação de um serviço de banco de sangue, sendo o município de referência para o cuidado de algumas situações de saúde para a região.

O então diretor do Hemoce, Dr. Ormando decidiu implantar uma unidade do Hemoce na cidade de Iguatu. O espaço utilizado na época foi o PAM (Posto de Assistência Médica), uma unidade de assistência à saúde do município, que dispôs de uma sala, onde era feita a coleta e o fracionamento do sangue.

Para liderar esse novo serviço, veio para Iguatu a bioquímica e primeira diretora da unidade, a Dra. Eunice Bobô, que juntamente às técnicas de laboratório Tamires, Chaguinha e Risomar, desenvolveram o trabalho de atendimento ao doador desde o cadastro, até o fracionamento e distribuição do sangue para transfusão.

Por meses, o trabalho de hemoterapia foi desenvolvido sem um local próprio, usando a sala do PAM. Com a construção do Hospital Regional no ano de 1994, também foi construído o prédio do Hemoce de Iguatu. Dessa forma, em 23 de agosto de 1994, foi inaugurada a sede do Hemocentro Regional de Iguatu na gestão do prefeito Hildernando Bezerra. No entanto, somente após dois meses da inauguração, dia 19 de outubro de 1994, é que o serviço passou a funcionar na nova sede, tendo seu corpo de profissionais ampliado para atender as necessidades do serviço na nova estrutura disponível.

A primeira equipe foi composta dos seguintes colaboradores: Diretora Administrava, Eunice Bobô; Diretor técnico, João Eudes Carneiro; Chefe de seção administrativa, Maria das Dores Pinheiro (Dorinha); Apoio administrativo, Maria Batista; Enfermeira, Terezinha Nogueira; Técnicas de laboratório, Risomar Monteiro, Marta Oliveira, Matildes Lucas, Tâmires e Francisca das Chagas Alves (Chaguinha); Auxiliares de serviços gerais, Téssia Etelvina, Eliane Regina, Socorro Alves e Vicente, e o motorista, Raimundo Siqueira.

No início do funcionamento da unidade, todas as atividades técnicas eram desenvolvidas no bloco da recepção pelos técnicos de laboratório: pré triagem, triagem clínica, coleta de sangue, processamento, imunohematologia doador/paciente e distribuição, contando com o apoio da enfermeira Terezinha e a bioquímica Eunice.

Nesse período, todas as amostras de sangue para exames eram enviadas ao Hemocentro do Crato para testagem sorológica, e os resultados eram repassados por telefone. Com o passar do tempo, chegou um aparelho de FAX e com isso, o envio e registro dos resultados passou a serem feitos de forma mais segura.

Em 1994, chegou um grupo de servidores da secretaria de saúde do estado, oriundos de outra unidade de saúde do estado para dar suporte a instituição. Em 1996, mais 12 novos colaboradores terceirizados foram contratados pela SAMEAC e com isso foi possível ativar serviços que ainda não tinham iniciado. Com o aumento da força de trabalho, outros setores foram sendo organizados e implementados, chegaram mais equipamentos, máquinas, móveis e um veículo para transporte de pessoas, modelo COMBI. Dessa forma, começava a ser implantado o setor de Captação de Doadores, que iniciou o trabalho de coletas externas em outros locais da cidade, bem como em outros municípios.

A Dra. Eunice permaneceu no Hemoce Iguatu até o ano de 1998, sua dedicação e coragem ao enfrentar a implantação do serviço de hemoterapia na região Centro Sul foi uma marca registrada do seu trabalho, e deixou a instituição pronta para a melhoria e ampliação do seu atendimento.

Em 1996, Dra. Célia Oliveira da Cunha, farmacêutica bioquímica, assumiu a direção administrativa, sua organização e visão de qualidade passou a direcionar as atividades, consolidando a atuação da instituição na promoção da doação de sangue e fornecimento de hemocomponentes.

Em maio de 2007, Dra. Olga Feitosa Braga assumiu a direção do Hemocentro Regional de Iguatu. Na sua gestão, foi estruturado o ambulatório de hematologia com os programas de Coagulopatias e Hemoglobinopatias.

Do período de janeiro de 2014 a setembro de 2022, Dra. Luana Barreto Cavalcante, esteve à frente da direção do hemocentro, sendo a gestão mais longeva até o presente. Na sua gestão, ocorreu a informatização de todos os processos de trabalho do Hemocentro Regional de Iguatu com o sistema SBS, que permitiu maior segurança e rastreabilidade em todas as etapas do ciclo do sangue e na hemovigilância. Também na sua gestão, ocorreu a pandemia da Covid-19, e com isso, muitas ações foram implantadas, especialmente no setor de captação, como exemplo, a doação agendada pelo portal do doador.

Em setembro de 2022, Dra. Márcia Soares, assume a direção do Hemocentro Regional de Iguatu, objetivando melhorar as condições de infraestrutura da unidade e ampliar o quantitativo de doadores na coleta interna do Hemocentro regional de Iguatu. Dra. Márcia Soares, retornou à função de coordenadora de hemocentros regionais, deixando um legado de trabalho e apoio contínuo a esta unidade.

Desde novembro de 2023, a atual gestão conta com Dr. Emanuel Martins como diretor da unidade, servidor de carreira, tendo atuado na coordenação do setor de captação de doadores e coordenação de ambulatórios.

O Hemocentro Regional de Iguatu abrange uma área com 25 municípios com uma população de cerca de 800 mil pessoas, realizando uma média de 7 mil coletas de bolsas de sangue ao ano, atendendo diariamente pacientes encaminhados por esses municípios, usuários dos programas do ambulatório ou referenciados por meio da central de regulação. A instituição conta com uma equipe de 67 colaboradores, sendo servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Estado, profissionais terceirizados e cooperados.

A instituição está localizada na Vila Centenário, ao lado do Hospital Regional de Iguatu, funcionando de segunda a sexta feira, das 7h às 17h, e nos segundos sábados de cada mês das 7h às 16h, de portas abertas aos cidadãos que queiram doar sangue.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
CeLelebridades2 horas atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos2 horas atrás

Balaio de Gatos – edição 20/01/25

Iguatu2 horas atrás

CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região – parte 2

Iguatu5 horas atrás

Deputado denuncia atrasos salariais, supostos desvios de recursos e enriquecimento ilegal na gestão municipal

Iguatu9 horas atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 20 Janeiro 2025

Iguatu9 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 20/01/2025

Ceará13 horas atrás

SISU atualiza notas de corte: confira a lista das principais universidades do CE

Ceará14 horas atrás

Uma barragem rompeu, em Independência-CE, e moradores foram resgatados de helicóptero

Esportes14 horas atrás

O adeus a Léo Batista, jornalista e locutor esportivo

Iguatu15 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/01/2025

Esportes2 dias atrás

As informações do esporte profissional e amador no Momento Esportivo

Iguatu2 dias atrás

Servidores de Iguatu decidem continuar em greve

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: A itinerante fábrica de ódio

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 17/01/25

Iguatu3 dias atrás

CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/01/2025

Iguatu4 dias atrás

Previsão de chuva para Iguatu e região

Iguatu4 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Janeiro 2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 16/01/25

Noticias4 dias atrás

Ceará registra aumento de 162% no cadastro na plataforma “Não Me Perturbe”

Noticias4 dias atrás

SALÁRIOS ATRASADOS – Justiça exige providências imediatas do município de Baixio sobre atraso salarial dos servidores públicos

Iguatu4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/01/2025

Empregos4 dias atrás

Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quinta-feira, 16

Economia5 dias atrás

Governo decidiu revogar norma da Receita Federal que autorizava o monitoramento do Pix, após disseminação de Fake News

Iguatu5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 16/01/2025

Ceará5 dias atrás

Ceará tem dia de janeiro mais chuvoso no Estado desde 1994

Esportes5 dias atrás

Ceará foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 15/01/25

Iguatu5 dias atrás

SPUMI repudia atraso de salários e acusa gestão municipal de descaso com servidores em Iguatu

Iguatu5 dias atrás

EXCLUSIVO – Família de Cláudio Lima Verde esclarece situação sobre precatório municipal

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.