Ceará
Governo do Ceará lança projeto com mecanismos para mapear dados e compreender os cenários de violência contra mulheres
O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (1º), o Projeto Cientista Chefe das Mulheres, uma parceria entre a Secretaria das Mulheres (SEM) e as universidades estaduais do Ceará (Uece) e Regional do Cariri (Urca). O projeto visa mapear a violência contra a mulher no estado através de dados, subsidiando novas ações. O lançamento contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; do secretário de Segurança e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; da secretária da Juventude, Adelita Monteiro; e outras autoridades.
Iniciando as ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, Jade Romero destacou a importância de iniciativas que unem governo e ciência em prol da sociedade. “Estamos em um mês de conscientização contra a violência contra nós mulheres, mas também de ações concretas. Estamos lançando o programa Cientista Chefe, que traz a Uece e a Urca e todo o conhecimento produzido nessas universidades, para trazer relatórios, observar os dados e também [ajudar a] formular as políticas públicas para que a gente tenha a ciência a serviço da sociedade e da proteção das mulheres”.
Ciência para política pública
O projeto é realizado pelo Observatório de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Observem) em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LabGeo) da Uece e o Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Urca. Serão desenvolvidos mecanismos para mapear dados e compreender os cenários de violência, contribuindo para a redução da violência contra as mulheres e a população LGBTQIA+ protegidas pela Lei Maria da Penha.
A professora associada da Uece e cientista-chefe da SEM, Helena Frota, expressou sua satisfação em liderar o projeto Cientista Chefe das Mulheres, destacando sua importância e potencial. “Temos que agradecer a oportunidade de fazer uma política [pública] como esta. Nós estamos nesse projeto com uma grande rede, nos unimos em uma parceria para enfrentar essa violência. Estamos aqui para a Academia pensar, junto à execução do Governo, em como iremos enfrentar com racionalidade e efetividade esse drama que é a violência e o assassinato de mulheres no Ceará, e assim fazer a diferença na vida de tantas”.
Com duração inicial de dois anos e um investimento de R$ 2.978.200,00, o projeto busca cumprir as metas do Plano Ceará 2050, promovendo um Ceará livre da violência doméstica contra a mulher e uma governança participativa. O titular da SSPDS, Roberto Sá, parabenizou a iniciativa e destacou o compromisso da pasta com o enfrentamento à violência contra a mulher.
-
Brasil2 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades2 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará2 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil2 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo2 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento2 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil2 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia2 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
