Noticias
Estudo da NASA revela que uma grande parte do Brasil pode se tornar inabitável dentro de 50 anos
Um estudo conduzido por pesquisadores da NASA revelou que uma grande parte do Brasil pode se tornar inabitável dentro de 50 anos devido ao aumento das temperaturas globais. Além das terras brasileiras, territórios na Ásia e no Oriente Médio também enfrentam o risco de se tornarem inóspitos.
Publicada na revista Science Advances, a análise foi realizada pela equipe do pesquisador Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Para obter os resultados, os cientistas observaram extremos de calor e umidade em todo o mundo, utilizando imagens de satélite e projeções de temperatura de bulbo úmido, um método que permite medir a umidade no ar.
A umidade é um fator crítico, pois, quando excessiva, dificulta a evaporação do suor, prejudicando a capacidade do corpo de dissipar calor e, consequentemente, levando ao superaquecimento. Assim, a combinação de altos índices de umidade e temperaturas extremas pode ser letal.
De acordo com a pesquisa da agência espacial dos Estados Unidos, as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil serão as mais afetadas no país.
Embora não haja uma data exata para quando essas condições se tornarão hostis, os cientistas acreditam que o processo ocorrerá nas próximas décadas, impulsionado pelo desmatamento e pelo consumo imprudente de recursos naturais. Além do Brasil, partes do sudeste asiático também enfrentarão as consequências do aquecimento global, com possíveis combinações preocupantes de temperatura e umidade até 2070.
No Oriente Médio, as regiões próximas ao Golfo Pérsico e ao Mar Vermelho estão particularmente ameaçadas. Conhecidas por suas temperaturas já elevadas, essas localidades verão os termômetros subirem ainda mais nas próximas décadas, podendo se tornar inabitáveis nos próximos 46 anos.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

