Brasil
Passagens aéreas e alimentos puxam inflação de 0,24% em outubro, diz IBGE

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (10) o IPCA, o índice oficial de inflação do país, que ficou em 0,24% em outubro. O resultado foi menor que o de setembro (0,26%) e elevou o acumulado do ano para 3,75% e dos últimos 12 meses para 4,82%. O IPCA mede a variação de preços de produtos e serviços para famílias com renda de um a 40 salários mínimos.
Os principais responsáveis pela inflação de outubro foram as passagens aéreas, que subiram 23,70%, e os alimentos, que aumentaram 0,27%. As passagens aéreas refletiram o aumento do preço do querosene de aviação e a demanda por viagens no fim do ano. Os alimentos foram influenciados pela menor oferta de arroz, batata e cebola, e pela maior exportação de arroz.
Por outro lado, a gasolina, o gás veicular e o etanol tiveram quedas nos preços, de 1,53%, 1,23% e 0,96%, respectivamente. A gasolina foi o item que mais contribuiu para segurar a inflação, com um impacto negativo de 0,08 ponto percentual. O grupo comunicação também registrou deflação, de 0,19%, devido à queda nos preços dos aparelhos e planos de telefonia fixa.
O IBGE também anunciou o INPC, o índice de inflação para famílias com renda de um a cinco salários mínimos, que ficou em 0,12% em outubro. O INPC acumula 3,04% no ano e 4,14% nos últimos 12 meses. Tanto o IPCA quanto o INPC estão acima da meta de inflação do Banco Central, que é de 3,25%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu4 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu4 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu5 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias5 dias atrás
Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil
-
Noticias5 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda