Brasil
Rede Nacional de Cidades Acolhedoras é lançada para integrar migrantes, refugiados e apátridas
O governo federal criou a Rede Nacional de Cidades Acolhedoras, uma iniciativa para apoiar os municípios que desejam integrar migrantes, refugiados e apátridas no Brasil. A portaria que estabelece os termos de adesão foi publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.
A rede será um espaço de diálogo e colaboração entre os governos locais, que poderão compartilhar experiências, aprendizados e subsídios técnicos para desenvolver programas e ações voltadas à população migrante, refugiada e apátrida. A rede também terá como base a Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (PNMRA).
Para participar da rede, os municípios devem assinar o termo de adesão e indicar um representante. A participação é livre e independente de já ter recebido migrantes, refugiados ou apátridas. O secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, destacou a importância das cidades na acolhida e na integração dessas pessoas.
A rede terá um regimento interno próprio, que definirá as regras de funcionamento e tomada de decisões, e também aprovará planos de trabalho anuais, entre os municípios membros. A rede pretende fortalecer a cooperação e a solidariedade entre as cidades acolhedoras e contribuir para a garantia dos direitos humanos dos migrantes, refugiados e apátridas.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

