Mundo
Empresa dos EUA testa vacina inovadora contra o HIV em humanos

Uma nova vacina contra o HIV está sendo testada em humanos pela empresa Vir Biotechnology, dos Estados Unidos. O objetivo é estimular o sistema imunológico a combater o vírus que causa a Aids, uma doença que infectou 1,5 milhões de pessoas e matou 650 mil em 2021, segundo a ONU.
A vacina, chamada de VIR-1388, usa um tipo de vírus chamado citomegalovírus humano (HCMV) para levar partes do HIV ao organismo. Assim, o corpo pode produzir células de defesa, chamadas de células T, que reconhecem e atacam o HIV. Essa estratégia é diferente das outras vacinas que já foram testadas.
O estudo conta com o apoio de instituições como o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) e a Fundação Bill & Melinda Gates, que financiaram o desenvolvimento da vacina e de outras terapias para o HIV e outras doenças. A pesquisa será feita em vários países, dentro de uma rede de ensaios de vacinas contra o HIV.
A primeira fase do estudo vai avaliar se a vacina é segura e se provoca uma resposta imunológica. Para isso, 95 voluntários, entre 18 e 55 anos, serão divididos em quatro grupos: três receberão doses diferentes da vacina e um receberá placebo. Os resultados devem sair no segundo semestre de 2024. As informações são do Estadão.
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu5 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu5 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu6 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias6 dias atrás
Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil
-
Noticias6 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda