Mundo
Empresa dos EUA testa vacina inovadora contra o HIV em humanos
Uma nova vacina contra o HIV está sendo testada em humanos pela empresa Vir Biotechnology, dos Estados Unidos. O objetivo é estimular o sistema imunológico a combater o vírus que causa a Aids, uma doença que infectou 1,5 milhões de pessoas e matou 650 mil em 2021, segundo a ONU.
A vacina, chamada de VIR-1388, usa um tipo de vírus chamado citomegalovírus humano (HCMV) para levar partes do HIV ao organismo. Assim, o corpo pode produzir células de defesa, chamadas de células T, que reconhecem e atacam o HIV. Essa estratégia é diferente das outras vacinas que já foram testadas.
O estudo conta com o apoio de instituições como o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) e a Fundação Bill & Melinda Gates, que financiaram o desenvolvimento da vacina e de outras terapias para o HIV e outras doenças. A pesquisa será feita em vários países, dentro de uma rede de ensaios de vacinas contra o HIV.
A primeira fase do estudo vai avaliar se a vacina é segura e se provoca uma resposta imunológica. Para isso, 95 voluntários, entre 18 e 55 anos, serão divididos em quatro grupos: três receberão doses diferentes da vacina e um receberá placebo. Os resultados devem sair no segundo semestre de 2024. As informações são do Estadão.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

