Brasil
Ceará apresenta projeto de câmeras corporais no sistema penitenciário em reunião nacional
O sistema penitenciário do Ceará adotou uma inovação tecnológica para aumentar a segurança e a transparência nas suas unidades prisionais. Trata-se das câmeras corporais, que são dispositivos acoplados aos uniformes dos policiais penais e que registram as suas ações e interações.
A iniciativa é pioneira no Brasil e começou como um projeto piloto no final de 2020. Hoje, todas as unidades penais do estado contam com as câmeras corporais, que permitem o monitoramento em tempo real das atividades dos policiais penais, bem como a gravação de imagens, sons e comunicações por rádio.
O sucesso da experiência cearense chamou a atenção de outros estados e do governo federal, que quiseram conhecer mais sobre o funcionamento e os benefícios das câmeras corporais. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) do Ceará foi convidada a apresentar o seu projeto durante uma reunião do Consej (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária) em Brasília, no início de setembro.
Na ocasião, a SAP mostrou aos demais secretários como as câmeras corporais são utilizadas nas unidades penais do Ceará, com transmissão ao vivo das imagens captadas pelos equipamentos. A apresentação foi elogiada pelos participantes, que viram nas câmeras corporais uma ferramenta importante para a gestão penitenciária.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

