Mundo
Retirada de água subterrânea em excesso provoca rachaduras no solo dos EUA
O excesso de bombeamento de água subterrânea nos Estados Unidos está causando rachaduras gigantescas no solo de alguns estados do sudoeste do país. Essas fissuras são sinais de que a Terra está sofrendo com a retirada de água dos aquíferos naturais, que são fontes vitais de água doce.
As rachaduras podem ter vários quilômetros de extensão e afetar casas, estradas, canais e represas, além de colocar em risco a vida do gado e dos seres humanos. No Arizona, já foram mapeados mais de 270 quilômetros de fissuras pelo Arizona Geological Survey.
Uma investigação do jornal New York Times revelou que os aquíferos, que abastecem cerca de 90% dos sistemas de água nos Estados Unidos, estão sendo esgotados em um ritmo insustentável. Quase metade dos locais monitorados apresentou uma queda significativa nos níveis de água nos últimos 40 anos.
A situação se agrava com as mudanças climáticas, que reduzem o fluxo dos rios e aumentam a dependência dos agricultores da água subterrânea. O rio Colorado, por exemplo, já diminuiu quase 20% desde 2000 e pode diminuir ainda mais até 2050.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

