Brasil
Projeto de lei quer proibir união civil homoafetiva no Brasil
Um projeto de lei que visa proibir a união civil homoafetiva, ou seja, entre pessoas do mesmo sexo, está sendo discutido na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (05). O relator do projeto, o deputado Pastor Eurico (PL-PE), quer impedir que esse tipo de união seja reconhecida como casamento ou família.
O projeto contraria a decisão do STF de 2011, que garantiu o direito à união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Em 2013, o CNJ regulamentou que os cartórios não poderiam negar a celebração dessas uniões. Esses direitos foram conquistados pela luta da comunidade LGBTQIA+ no Brasil.
A comissão que analisa o projeto teve uma sessão tensa, com divergências entre os deputados favoráveis e contrários ao texto. Um pedido de audiência pública para debater o tema foi rejeitado. O projeto é uma inversão de outro, de 2007, do ex-deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP), que defendia a inclusão da união homoafetiva no Código Civil.
Se o projeto for aprovado, o Código Civil será alterado para dizer que “nos termos constitucionais, nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode equiparar-se ao casamento ou a entidade familiar”. Isso seria um retrocesso nos direitos humanos e na igualdade da população LGBTQIA+ no país.
PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIREITO DE FAMÍLIA: REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
-
Iguatu6 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
