Brasil
Anvisa proíbe suplementos irregulares para tratar problemas de visão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma proibição referente à fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso dos produtos das marcas Visipro, Sulinex e Ocularis. A decisão decorre do fato de que esses itens estavam sendo divulgados de maneira irregular em websites, com alegações de que poderiam tratar problemas visuais como catarata, glaucoma e degeneração macular.
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (7) e inclui a ordem de apreensão dos produtos em questão. A Anvisa tomou essa medida após receber denúncias e questionamentos relacionados ao tema. A agência constatou que os suplementos alimentares estavam sendo fabricados por produtores desconhecidos, ou seja, sem origem clara.
Em sua declaração oficial, a Anvisa enfatizou que, para produtos alimentícios em geral, inclusive suplementos, não é permitido veicular propagandas que aleguem tratamento, prevenção ou cura de quaisquer doenças ou problemas de saúde, incluindo questões relacionadas à visão.
A agência alertou sobre a existência de propagandas que promovem produtos com “promessas milagrosas” disseminadas na internet e em outras formas de mídia, as quais prometem prevenir, tratar ou curar doenças, bem como melhorar aspectos estéticos.
A Anvisa destacou que, frequentemente, esses produtos são comercializados como suplementos alimentares, que são alimentos contendo nutrientes e outras substâncias bioativas, mas que não têm comprovação de ação terapêutica ou estética junto à agência.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

