Brasil
Anvisa proíbe suplementos irregulares para tratar problemas de visão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma proibição referente à fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso dos produtos das marcas Visipro, Sulinex e Ocularis. A decisão decorre do fato de que esses itens estavam sendo divulgados de maneira irregular em websites, com alegações de que poderiam tratar problemas visuais como catarata, glaucoma e degeneração macular.
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (7) e inclui a ordem de apreensão dos produtos em questão. A Anvisa tomou essa medida após receber denúncias e questionamentos relacionados ao tema. A agência constatou que os suplementos alimentares estavam sendo fabricados por produtores desconhecidos, ou seja, sem origem clara.
Em sua declaração oficial, a Anvisa enfatizou que, para produtos alimentícios em geral, inclusive suplementos, não é permitido veicular propagandas que aleguem tratamento, prevenção ou cura de quaisquer doenças ou problemas de saúde, incluindo questões relacionadas à visão.
A agência alertou sobre a existência de propagandas que promovem produtos com “promessas milagrosas” disseminadas na internet e em outras formas de mídia, as quais prometem prevenir, tratar ou curar doenças, bem como melhorar aspectos estéticos.
A Anvisa destacou que, frequentemente, esses produtos são comercializados como suplementos alimentares, que são alimentos contendo nutrientes e outras substâncias bioativas, mas que não têm comprovação de ação terapêutica ou estética junto à agência.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

