Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Cientistas descobrem planeta que não deveria existir

Publicado

on

Um planeta semelhante a Júpiter, situado a uma distância de 520 anos-luz da Terra, pode ser considerado um sobrevivente improvável, mesmo após sua estrela hospedeira passar por uma transição violenta.

Este planeta gasoso é conhecido como 8 UMi b e recebeu o nome de Halla em honra à sua descoberta inicial por astrônomos coreanos no ano de 2015. Halla, que é considerado um local sagrado, é a montanha mais alta da Coreia do Sul.

O exoplaneta orbita em torno de uma estrela gigante, maior que o nosso Sol, chamada Baekdu. Baekdu está localizada na constelação da Ursa Menor, também conhecida como “Pequeno Urso”.

Halla mantém uma órbita em torno de Baekdu a uma distância aproximadamente equivalente à metade da distância entre a Terra e o Sol, o que corresponde a 0,46 unidades astronômicas, ou seja, cerca de 42.759.659 milhas (68.815.020 quilômetros). Devido à proximidade com a qual orbita sua estrela hospedeira, Halla é classificado como um “Júpiter quente”, uma categoria de exoplanetas que possuem tamanho semelhante ao de Júpiter e apresentam temperaturas mais elevadas.

Apesar da transição turbulenta pela qual sua estrela hospedeira passou, Halla conseguiu sobreviver de forma surpreendente. Essa descoberta fascinante desafia as expectativas e nos leva a questionar a capacidade de planetas como Halla de resistir e se adaptar em ambientes desafiadores. Além disso, a existência de Halla nos permite especular sobre a possibilidade de encontrar outros planetas resilientes em regiões distantes do cosmos, expandindo assim nosso conhecimento sobre os complexos processos que ocorrem nos sistemas planetários.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.