Regional
‘Profetas da chuva’ dizem que as previsões para janeiro e fevereiro são ‘preocupantes’
Os ‘profetas das chuvas’ se reuniram na manhã desta sexta-feira (6) no Encontro de Guardadores de Sementes e Experiências de Chuvas, evento que acontece há 21 anos, no Terreiro dos Ancestrais, no Sítio de Aroeiras, zona rural de Orós, no Interior do Ceará.
De acordo com Zé Vicente, idealizador do encontro, as previsões para o inverno deste ano são “preocupantes“, já que os sinais de chuva foram “inconstantes“.
“Eu acho que a tônica desse ano é de um pouco de preocupação com os sinais, que foram muito inconstantes, tanto do Aracati como os outros sinais da natureza. Foram sinais inconstantes com chuvas em novembro, o que para nós, nessa região, não é tão bom. Melhor a chuva em outubro, pois as chuvas de novembro atrasam o inverno”, ressalta Zé Vicente.
ESPERANÇA DE MELHORA DO INVERNO EM MARÇO E ABRIL
Ele ainda diz que as previsões indicam que as precipitações em janeiro e fevereiro não sejam tão intensas, mas que deve haver uma melhora em março e abril e também em maio e junho. “O inverno dos teimosos”, definiu o organizador.
O agricultor Hézio Barros, que faz a experiência de Santa Luzia, também afirma que em janeiro e fevereiro o Ceará irá presenciar um inverno mais “ameno”, mas que após esse período teremos boas precipitações.
REGULAR
Já Hélder Cortês, diretor da Cagece e idealizador do Encontro de Profetas de Quixadá, diz que teremos neste ano um inverno “regular“.
“No ano passado todos acertaram, tivemos um inverno extraordinário, mas este ano a previsão não será igual ao do ano passado, será menor, teremos alguns veranicos, mas de um modo geral será um inverno regular”, acredita.
Zé Vicente define o evento com os ‘profetas’ como o fortalecimento da cultura regional.
“Com toda a humildade, digo para vocês que nós, hoje, nos sentimos garantindo, atualizando e cuidando, como se cuida de uma roça, de cultivo, as nossas memórias boas, sagradas”, diz o idealizador.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

