Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Saúde

Dance Mais: Dança e Qualidade de Vida

Mas afinal o que é Qualidade de Vida??? É o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano.

Publicado

on

Mas afinal o que é Qualidade de Vida??? É o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano.

Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias de vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, que é apenas uma medida que quantifica a qualidade de vida.

Sabemos que um dos maiores fatores que contribui para nossa saúde e bem estar é o exercício físico, e quando falamos de exercício físico, logo pensamos em uma academia cheia de aparelhos, ou um ginásio com saunas e piscinas. Mas o que as pessoas não sabem é que existe um exercício físico que diminui o peso com rapidez e devolve a sua auto-estima muito mais rapidamente do que se imagina, tal exercício é a Dança. Por certo você já ouviu alguma dessas frases: “Dançar faz bem ao corpo e a mente”; “Eu amo dançar”; “Quem dança é mais feliz”. Realmente dançar traz grandes benefícios a nossa saúde bem como qualidade de vida invejável àqueles que praticam regularmente a magia dos “dois pra cá e dois pra lá”, onde muitos buscam para atingir tais objetivos a Dança de Salão, pois é uma dança que só é possível ser realizada de par, como o bolero, forró, samba, zouk entre outras. Com a prática da Dança é possível a pessoa voltar a ter a sua auto-estima elevada, além de uma forma saudável de perda de peso. O equilíbrio emocional é tão importante quanto emagrecer, e com isso a sua saúde agradece. A Dança é um exercício físico que em pouco tempo te devolve o prazer de viver de bem com a vida.

A Dança de Salão trabalha a parte psicológica, social, emocional melhorando o ritmo, a musicalidade, a amplitude dos movimentos, além da capacidade cardiorespiratória atuando no controle da pressão arterial e obesidade. A Dança como um todo, e, especialmente a Dança de Salão é um ótimo exercício físico. Ela consegue reunir características que nenhum outro exercício consegue com tanta eficácia, promovendo assim uma melhoria global no individuo.

Durante o momento do exercício da Dança, dos movimentos mais lentos aos mais rápidos, o organismo produz a endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade e o efeito é um só: o bem estar. Entrar na Dança é entregar-se ao prazer de acompanhar o ritmo da música. Esse é o remédio que garante a saúde física e mental, com apenas um efeito colateral que é dos melhores: diversão garantida. Portanto, a Dança de Salão além do sentido prazeroso que proporciona ainda traz uma série de benefícios fisiológicos melhorando também a autoestima e até mesmo a relação a dois influenciando diretamente na qualidade de vida daqueles que dançam. 

 

*Diassis é dançarino e coreógrafo

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA