Atualmente pode-se notar um grande aumento pela prática de vários tipos de atividade física, desde a caminhada até uma arte marcial, a atividade física, de forma regular e orientada, proporciona ao praticante diversas vantagens:

 

– Você será uma pessoa mais forte, mais vigorosa, resistente a doenças e irá atingir uma boa forma. Irá melhorar sua autoconfiança, será menos deprimida e estressada;

– Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.

– O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.

– A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.

– A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.

Quando você não pratica qualquer tipo sequer de atividade física, o seu corpo fica mais vulnerável a doenças como diabetes e hipertensão, entre outras doenças e males provocados pela inatividade física.

Mas antes de procurar qualquer atividade física procure primeiramente um medico, para a realização de exames, uma espécie de “check-up”, para saber a atividade física que você pretende praticar é ideal para sua condição física.

E lembre-se, saúde é vida!

*Rhaullyan é acadêmico de Educação Física da URCA