Saúde
Intolerância à frutose causa distúrbios intestinais e até o aumento do peso
[caption id="attachment_12870" align="alignnone" width="600"]
Foto: Divulgação[/caption]
Sempre apontadas como grandes aliadas da alimentação saudável, as frutas começam a ter os efeitos revisados por especialistas e, em alguns casos, já surgem como vilãs do bem-estar. Isso porque podem gerar problemas para o intestino e atrapalhar, inclusive, processos de emagrecimento.

Foto: Divulgação
Sempre apontadas como grandes aliadas da alimentação saudável, as frutas começam a ter os efeitos revisados por especialistas e, em alguns casos, já surgem como vilãs do bem-estar. Isso porque podem gerar problemas para o intestino e atrapalhar, inclusive, processos de emagrecimento.
A raiz do problema está na intolerância do organismo de algumas pessoas à frutose, mal que nem sempre é detectado com facilidade. Mesmo seguindo uma dieta considerada equilibrada, o paciente passa a conviver com dores abdominais, diarreias e outros sintomas característicos da intolerância alimentar e nem sequer suspeita que os desconfortos são causados pelas frutas.
O dentista Ricardo Leão, 58 anos, levou duas décadas para encontrar esse diagnóstico. Sempre atento com a própria alimentação, ele consumia frutas e legumes certo de que estava fazendo o melhor para a saúde. Mas, há 20 anos, passou a sentir cólicas e a ter diarreias. “Fiz exames para intolerância ao glúten e à lactose, passei por colonoscopia e até tive um diagnóstico para síndrome do intestino irritado. Mas isso era subjetivo demais e nada resolvia. Foi quando uma homeopata desconfiou da frutose”, relata. A frutose é um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo corpo para produzir energia. Está presente em muitos alimentos, mas as frutas e o mel são as principais fontes.
Segundo explica a gastroenterologista especialista em doenças funcionais Vera Lúcia Ângelo Andrade, há no organismo um receptor para a frutose que se chama Glut-5, responsável em fazer com que o intestino absorva o açúcar que recebe. “É como se fosse uma porta de entrada para ele. Porém, com o passar dos anos, esse receptor pode ser perdido e não funcionar 100%”, explica. A frutose é absorvida pelo intestino e transportada pelo Glut-5 até cair na circulação sanguínea e seguir para ser metabolizada no fígado.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

