Economia
Choque de preços de alimentos e combustíveis vai durar ao menos três anos, prevê Banco Mundial
O choque de preço global de alimentos e combustíveis ligados à guerra entre Rússia e Ucrânia deve durar pelo menos até o fim de 2024 e levanta o risco de estagflação, disse o Banco Mundial no relatório Perspectiva do Mercado de Commodities.
Em sua primeira análise abrangente do impacto da guerra sobre os mercados de commodities (matérias-primas com cotação internacional), o banco afirmou que o planeta enfrenta o maior choque de preços de commodities desde os anos 1970.
Ele está sendo agravado, explicou, por restrições no comércio de alimentos, combustíveis e fertilizantes que estão exacerbando as já elevadas pressões inflacionárias em todo o mundo.
A Rússia é o maior exportador mundial de gás natural e fertilizantes, e o segundo maior exportador de petróleo. Junto com a Ucrânia, é responsável por quase um terço das exportações globais de trigo, 19% das exportações de milho e 80% das exportações de óleo de girassol.
A produção e exportação dessas e outras commodities têm sido afetadas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro. Como resultado, o Banco Mundial espera que os preços da energia aumentem mais de 50% em 2022 antes de desacelerarem em 2023 e 2024, enquanto os preços excluindo energia mas incluindo agricultura e metais devem avançar quase 20% em 2022.
Fonte: Portal R7
PODCAST MAIS ROCK – O MELHOR PROGRAMA DE ROCK DO CEARÁ – Edição de 10/04/2022
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

