Mundo
União perde cadeira no Conselho de Administração da Petrobras para acionistas
A União perdeu uma cadeira no Conselho de Administração da Petrobras. A composição antes do encontro de acionistas era de sete representantes do governo federal, três dos acionistas minoritários e um dos trabalhadores.
A partir desta quinta-feira (14), o governo federal passará a ter apenas seis representantes do grupo que toma decisões estratégicas sobre o futuro da maior estatal do país.
A perda é consequência de uma estratégia dos acionistas. As duas primeiras cadeiras, para as quais foram eleitos Marcelo Mesquita e Francisco Petros, tiveram votação em separado.
Para os outros postos foi aberto o voto múltiplo, quando os detentores de ações com direito a votos podem ‘descarregar as fichas’ em nomes específicos e, portanto, não são obrigados a dividir os votos por cadeira. O governo federal segurou as fichas para as últimas cadeiras e, portanto, acabou ficando com apenas seis vagas.
A assembleia ainda aprovou o nome de José Mauro Coelho para compor o Conselho de Administração da Petrobras e, consequentemente, cumprir o último requisito formal para se tornar presidente da estatal.
O químico e especialista em engenharia de materiais foi indicado depois de um revés duplo do governo federal: a desistência de Adriano Pires e a recusa de Decio Oddone, ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Plano C, Coelho virou ‘solução caseira’, é homem de confiança do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Foi inclusive Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis entre abril de 2020 e outubro de 2021.
Fonte: CNN Brasil
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

