Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Em Iguatu, capacitação em sistemas agroflorestais reúnem produtores e técnicos

Publicado

on

A degradação do solo, da capacidade produtiva e do meio ambiente, aliada ao êxodo rural, são consequências desses modelos que agravam ainda mais os problemas sociais. Desde então, práticas agrícolas menos agressivas ao ambiente vêm sendo experimentadas e adotadas, em atendimento à emergente demanda por alimentos saudáveis e livres de resíduos tóxicos. Repensar o agroecossistema, requer, além da conservação dos recursos renováveis, a adaptação da cultura ao ambiente, e a manutenção de um alto nível de sustentabilidade da produtividade, duas funções fundamentais.

Neste contexto, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e suas variações têm se mostrado uma ferramenta importante para a solução do conflito gerado entre conservação dos recursos naturais e produção no meio rural, por aperfeiçoar o uso da terra conciliando a produção florestal e a produção agrícola.

No início da semana no Sítio Juazerinho na zona rural de Iguatu agricultores, acadêmicos e técnicos de secretarias receberam capacitação no modelo por meio de iniciativa da secretaria de meio ambiante. “Pensamos que o projeto consolide e fortaleça o conhecimento de técnicos multiplicadores sobre Sistemas Agroflorestais através da ampliação da oferta de agentes de Assistência Técnica. A ampliação gerará condições favoráveis ao aumento da produtividade, consequentemente aumentando a renda destes agricultores. Estas experiências consolidadas vão contribuir com a transferência de tecnologias agroflorestais ampliando o acesso de novos agricultores às tecnologias”, afirmou Mário Rodrigues, secretário da pasta.

Em Iguatu possui SAFs em cinco propriedades. “O SAF é uma alternativa muito viável, não só economicamente, mas também por todo serviço ecossistêmico que esse ambiente natural vai proporcionar, protegendo o solo, melhorando o microclima local e também preservando o ambiente com as áreas de preservação permanente”, afirmou Dauizio Silva produtor.

Na ocasião, foram implantadas duas áreas demonstrativas sendo uma através de enriquecimento de capoeira e outra com utilização de leguminosas para recuperação de área degradada. De acordo com Caíque Costa, consultor, o conhecimento deve estar atrelado com a prática. “Presto consultoria em 30 cidades do estado, e afirmo que Iguatu tem as condições mais favoráveis de solo. Espero que o aqui absorvido ganhe o envolvimento de mais produtores”, disse Caíque.

Saiba Mais

Os sistemas agroflorestais são uma forma de uso da terra onde o produtor combina a plantação de espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais. Esta combinação torna mais fácil a recuperação da fertilidade do solo e o controle de ervas daninhas, além de reduzir o risco de perda da produção e evitar a queimada e derrubada de novas áreas florestais.

Além de buscar atender às várias necessidades dos produtores rurais, como a obtenção de alimento, sementes, óleos e plantas medicinais, os SAF’s diversificam a produção, tornando a oferta de produtos mais estável e garantindo renda para o produtor durante o ano inteiro.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 dias atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 dias atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 dias atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará3 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará3 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará3 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias4 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias4 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 semana atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 semana atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 semana atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 semana atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.