Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Peixe-leão, espécie venenosa que come animais marinhos, aparece em Jericoacoara, Aracati e Camocim

Publicado

on

Chegou ao litoral cearense, quase de modo imperceptível, uma espécie invasora e venenosa como ameaça ao ambiente marinho, pesca e turismo: o peixe-leão. A presença do animal foi confirmada em Camocim, Acaraú, na Praia do Preá e em Jericoacoara desde a última semana.

Os primeiros registros foram feitos por pescadores e informados a pesquisadores cearenses na última sexta-feira (11). Luís Correia e Cajueiro da Praia, no Piauí, também apresentam a espécie invasora. Essa é a primeira vez que o bicho é encontrado no Nordeste.

Com isso, os cientistas temem a facilidade com que o peixe-leão se propaga, a ameaça aos peixes e camarões nativos e o risco dos espinhos venenosos para a população. Em contato com seres humanos, pode causar dor, inflamação, edemas, calor e palidez, por exemplo.

Até o momento, os animais invasores foram encontrados em lugares rasos, entre um e nove metros de profundidade – diferente do que costuma acontecer em outros lugares e isso causa maior risco de contato. Também foram identificados em ambientes artificiais.

O aparecimento dos animais em outros lugares do País pode ser associado à soltura de peixes de aquários, mas essa não é a suspeita para o Nordeste.

Fonte: Diário do Nordeste

https://open.spotify.com/episode/4abD8ezeJTyufPht1yRqTY

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA