Curiosidades
Quem foi Molotov que dá nome ao coquetel incendiário usado pelos ucranianos

Os chamados coquetéis molotov, são bombas incendiárias caseiras feitas de substâncias inflamáveis em um recipiente de vidro. Com eles e outras armas fornecidas pelo Estado, os civis ajudaram a defender as principais cidades ucranianas, como Kiev ou Kharkiv, ainda sob controle ucraniano.
Mas por que o nome Molotov?

Vyacheslav Mikhailovich Molotov
Vyacheslav Mikhailovich Molotov, de nacionalidade russa e nascido com o sobrenome Scriabin, foi ministro das Relações Exteriores da URSS duas vezes, entre 1939-1949 e 1953-1956.
Nascido em 1890 de pais de classe média, ele era desde 1906 parte da facção bolchevique do Partido Social Democrata Russo, que mais tarde se tornou o Partido Comunista da URSS.
De acordo com resenha do livro A Frozen Hell: The Russo-Finnish War of the Winter of 1939-1940, (Um inferno congelado: a guerra de inverno russo-finlandesa de 1939-1940, em inglês), do historiador William Trotter, explica por que os soldados finlandeses nomearam suas bombas caseiras de “coquetéis Molotov”.
O diplomata Molotov, na rádio soviética, disse que o Exército de seu país durante o conflito não lançou bombas em território finlandês, mas “suprimentos e alimentos”.
Com suas palavras, os soldados começaram sarcasticamente a chamar os bombardeios soviéticos de “cestas de piquenique Molotov” e para complementar uma boa refeição nada melhor que um bom coquetel. Daí eles adotaram o nome para suas próprias bombas improvisadas.
Porém há relatos que o uso dessas bombas incendiárias foi anterior, por exemplo, na Guerra Civil Espanhola de 1936-39.
https://open.spotify.com/episode/3uuYXLqW79zzOctPnbG0Mu?si=028REYz-RdKax3KGmkbaNA
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido
-
Noticias4 dias atrás
A sangria do gigante de água doce no sertão cearense