Noticias
Quais produtos podem ficar mais caros com guerra entre Rússia e Ucrânia?
Com a forte interligação entre os mercados, o confronto entre Rússia e Ucrânia pode gerar sismos que impactarão produtos básicos do dia a dia dos brasileiros, como o pão, por conta do trigo produzido nos dois países e importado pelo Brasil, e a gasolina, em razão da alta no barril do petróleo.
Para se ter ideia dos possíveis reflexos na precificação dos derivados do trigo (pão, biscoitos, farinhas, etc), Rússia e Ucrânia, somadas, produzem quase 15% do trigo global e são responsáveis por um terço de todas as exportações dessa commodity. A possibilidade de valorização desses produtos, portanto, é alta.
Em meio ao conflito armado, vários itens podem sofrer aumentos e outros, reduções, como explica Ricardo Coimbra, integrante da Academia Cearense de Economia. “Essa crise pode gerar instabilidade nos preços de diversos produtos — como já vem gerando”, pontua o especialista.
“Já está afetando o preço do minério de ferro, isso impacta nossas empresas exportadoras; afeta o preço do barril do petróleo, que já vem subindo e chegando ao patamar em torno de US$ 100 o barril”, enumera Coimbra.
Na semana passada, o minério de ferro sofreu uma das mais acentuadas desvalorizações da história, beirando os 20%.
Em razão da forte relação Brasil-Rússia na exportação de carnes, o economista prevê que é possível haver barateamento do produto no mercado interno, caso haja um embargo considerável dessa mercadoria no cenário de guerra entre as duas nações europeias.
PREOCUPAÇÃO NO AGRONEGÓCIO
Já Larry Carvalho, advogado especializado em transportes, infraestrutura e commodities, mostra-se preocupado com a escassez de fertilizantes, a qual pode gerar uma reação em cadeia em inúmeros produtos do agronegócio.
“A Rússia é um dos principais players, e o Brasil é bastante dependente da importação de fertilizante. Eventual embargo econômico pode prejudicar bastante o Brasil”, comenta, acrescentando que o agronegócio já está tenso com este cenário.
Veja alguns itens que podem ser impactados:
PODEM SUBIR
Pão, biscoitos e demais derivados do trigo;
Milho e produtos derivados;
Combustíveis;
Fertilizantes;
Diversos produtos do agronegócio, como frutas e hortaliças.
PODEM CAIR
Minério de ferro e derivados;
Carnes.
Fonte: Diário do Nordeste
PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

