Mundo
Número de refugiados sírios no Líbano ultrapassa 1 milhão
[caption id="attachment_11253" align="alignleft" width="500"](Foto:Divulgação)[/caption]O número de sírios registrados como refugiados no Líbano passou de 1 milhão, transformando-o no país com a maior concentração de refugiados per capita do mundo, anunciou hoje (3) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
(Foto:Divulgação)
O número de sírios registrados como refugiados no Líbano passou de 1 milhão, transformando-o no país com a maior concentração de refugiados per capita do mundo, anunciou hoje (3) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Os refugiados da Síria, metade dos quais crianças, equivalem atualmente a um quarto da população residente no Líbano, segundo a Acnur, que alerta que a maioria vive na pobreza e depende de ajuda para sobreviver. Em comunicado, a agência das Nações Unidas sustenta que o número constitui “um marco devastador” e que o Líbano está prestes a atingir o ponto de ruptura. “A afluência de milhões de refugiados seria massivo em qualquer país. Para o Líbano, uma pequena nação com dificuldades internas, o impacto é impressionante”, destaca o alto-comissário português, António Guterres, citado no comunicado.
Mais de 150 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, há três anos, de acordo com dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Metade da população abandonou as suas casas. Do universo dos que fugiram do país, cerca de 600 mil registraram-se como refugiados na Jordânia e aproximadamente 670 mil na Turquia.
Segundo António Guterres, o Líbano tem vivido graves impactos econômicos devido ao conflito na Síria, além da deterioração da segurança, como resultado da crescente instabilidade regional. O número de refugiados impôs ainda graves constrangimentos nas áreas da saúde e educação e nos serviços de eletricidade e água. O Líbano abriga a maior concentração de refugiados da história recente”, disse Guterres.
Fonte: Portal EBC
-
Noticias4 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias4 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim
-
Noticias4 dias atrás
Suspeita de novo caso de gripe aviária é investigada em propriedade no interior do Ceará
-
Noticias2 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias2 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Noticias2 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Iguatu1 dia atrás
Iguatu tem novo momento de vacinação contra a gripe e alerta para casos de dengue
-
Americando1 dia atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô