Noticias
Vacina contra Alzheimer começa a ser testada em humanos
Caracterizada pela deterioração de funções cognitivas, como a memória e o aprendizado, o Alzheimer é a forma mais comum de demência.
A vacina contra o Alzheimer começou a ser testada em seres humanos, divulgou a biofarmacêutica sueca Alzinova no começo de novembro. O primeiro paciente foi recrutado na Finlândia, local onde acontece os testes clínicos da vacina ALZ-101.
A vacina age especificamente sobre uma estrutura chamada de oligômeros beta-amilóide (cadeias de várias unidades da proteína), cujo o acúmulo no cérebro leva ao Alzheimer.
Caracterizada pela deterioração de funções cognitivas, como a memória e o aprendizado, o Alzheimer é a forma mais comum de demência.
“É muito gratificante que o ALZ-101 tenha agora entrado em testes clínicos em uma área com uma grande necessidade médica não atendida”, disse Kristina Torfgård, CEO da Alzinova AB, em um comunicado à imprensa .
A investigação, que tem por objetivo avaliar a segurança e a tolerabilidade da vacina, conta com a participação de 26 voluntários diagnosticados no estágio inicial da doença.
O estudo investigará o uso de duas dosagens diferentes da vacina durante um período de 20 semanas.
Em nota, o laboratório informou que os testes serão realizados de forma randomizada e duplamente cega, ou seja, nem os participantes e nem a equipe técnica sabem quem tomou a vacina e quem tomou placebo. Durante a pesquisa, cada participante receberá quatro doses de ALZ-101 ou placebo.
Os dados principais para o estudo estão previstos para o segundo semestre de 2023.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu7 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Curiosidades4 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
