Regional
Museu do Ceará recebe fóssil de Pterossauro doado após pesquisa no Paraná
O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca) recebeu, nesta semana, o fóssil de um pterossauro coletado no sul do País por pesquisadores do Paraná. Com a entrega, o holótipo da espécie Caiuajara dobruskii deve integrar a coleção permanente da instituição.
O fóssil foi encontrado no sítio fossilífero “Cemitério dos Pterossauros”, que fica na cidade de Cruzeiro do Oeste, no estado do Paraná, e foi descrito pela primeira vez em 2014. Os pesquisadores estimam que essas espécies viveram no Brasil há cerca de 80 milhões de anos, no período Cenomaniano (Cretáceo Superior).
“Diversos fósseis desse pterossauro foram encontrados em uma camada de ossos denominada de ‘bone bed’ junto com ossos de dinossauros, sugerindo que deveriam viver em colônias compostas por centenas de indivíduos”, assinalou a Urca.

A doação foi feita pelo professor Luiz Carlos Weinschultz, coordenador do Centro Paleontológico (Cenpaleo) da Universidade do Contestado. Por outro lado, o museu do Cariri doou fósseis de peixes, plantas e insetos ao Cenpaleo.
Conforme a Urca, os fósseis doados serão expostos no Museu da Terra e da Vida, da Universidade do Contestado, em uma fileira dedicada à Bacia do Araripe. A Chapada é uma das três regiões mais ricas em quantidade de fósseis do mundo. Por isso, o tráfico internacional dessas peças ocorre há séculos.
Fonte: G1
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu3 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias3 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará3 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

