Iguatu
Prova do ENEM em Iguatu é marcada por poucas filas e salas vazias

A edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio foi realizada em 2021. Isso por conta dos adiamentos diante da pandemia de Coronavírus. O teste foi realizado em 119 municípios cearenses, mas houve um total de 48% de faltosos nas salas de aula. Alguns relatos no município de Iguatu apontavam salas com poucos participantes durante esse primeiro dia de prova.
O INEP autorizou a abertura dos portões meia hora antes do convencional. Às 11h:30 deste domingo já era possível ver alguns estudantes chegando às escolas com poucas filas. A medida serviria para evitar aglomerações dos participantes.
A reportagem da Mais FM e TV Mais abordou alguns alunos nas escolas: Elze Lima Verde, Filgueiras Lima e Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira. A maioria dos entrevistados não concordava com a realização das provas, como foi o caso da estudante Lorena Vieira, 23 anos, que teve uma crise de pânico seguida de choro pelo estresse do momento: “O tema da redação já foi sobre isso, sobre problemas mentais, transtornos psicológicos, e isso contribuiu muito pra pessoas como eu que possui depressão, ansiedade generalizada, síndrome do pânico. Tá aqui no meio de uma pandemia é uma coisa que mexe muito com o psicológico da gente. Logo quando eu cheguei e fui fazer a prova eu já tive uma crise, comecei a chorar, fiquei amedrontada porque é bem sério, eu já fui contaminada por Coronavírus e me debilitei muito psicologicamente”. Comentou Lorena na saída do Campus Humberto Teixeira.
Os “atrasadinhos” são figuras constantes em todas as edições do exame, no caso do Ariel Gomes, 21 anos, foi o contrário, pois ele chegou com antecedência para evitar transtornos: “É melhor a gente prevenir do que remediar, então chegando adiantado você tem o tempo pra achar a sala que você tá, dá um repouso na mente, pensar mais um pouco, e faz a prova com sucesso”. Disse o jovem que também afirmou ser favorável à manutenção da prova apesar da pandemia.
REDAÇÃO
Nesse domingo (19), primeiro dia de prova do ENEM foram aplicadas 90 questões de Ciências Humanas e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” foi o tema escolhido para a redação, o que não surpreendeu muitos alunos que já vinham treinando possíveis assuntos atuais.



-
Noticias5 dias atrás
MEC atualizou as regras para a oferta de cursos de educação a distância (EaD) de ensino superior
-
Americando6 dias atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô
-
Noticias7 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Noticias7 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias7 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Iguatu6 dias atrás
Iguatu tem novo momento de vacinação contra a gripe e alerta para casos de dengue
-
Noticias6 dias atrás
Novo Código Civil propõe patrimônio digital como herança, incluindo redes sociais e milhas aéreas
-
Noticias5 dias atrás
Desmatamento no Ceará cresce 23,5% em 2024 e estado entra no top 10 dos que mais desmatam no Brasil