PodMais
PodMais
Vara Federal de Iguatu realiza mutirão para diminuir demanda processual
/

Foi realizada na manhã dessa terça-feira, 14 de fevereiro, a abertura do mutirão da Justiça Federal de Iguatu que atende a 14 municípios da região. Nesta semana se pretende realizar 840 audiências sob o comando de 08 juízes federais oriundos de comarcas diversas.

O juiz titular da 25ª Vara Federal, Juiz Ciro Porto, está na função há 10 meses e visualizou a necessidade da ação: “Desde que cheguei era visível o atraso em que se encontrava a Vara e a grande maioria das ações atrasadas, são as ações previdenciárias, representam sem dúvida nenhuma a maior parte do nosso acervo”.

15fev-muti-jf
Juízes e autoridades participantes do mutirão em Iguatu

As ações como aposentadorias, auxílio doença, auxílio maternidade, amparo social, são algumas das causas encaminhadas para a vara federal local de Iguatu.

Essas audiências da área previdenciária equivalem a 78% das ações que estão em fase de audiência pela 25ª Vara Federal que ficou 12 meses na ausência de Juiz Titular, ocasionando maior congestionamento de processos a serem resolvidos.

Populares aguardavam o horários de suas audiências
Populares aguardavam o horários de suas audiências

A Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de Iguatu recebeu a ideia do Juiz Titular da 25ª Vara juntamente com queixas de seus advogados, e concomitante a isso, entrou em contato com o Juiz Federal Bruno Carrá, diretor do Fórum da Justiça Federal do Ceará, e teve a participação na atividade na organização da estrutura fazendo parcerias para auxiliar o serviço.

Clique abaixo e confira entrevistas realizadas durante o evento: