Iguatu

Secretaria de Saúde de Iguatu desmente através de nota caso microcefalia no município

Published

on

 

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal da Saúde de Iguatu, por meio da Vigilância Epidemiológica, esclarece sobre publicações em redes sociais relativas à suspeita de um caso de microcefalia no município de Iguatu.

Até o momento não existem registros oficiais de caso de microcefalia no município de Iguatu, em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, o qual estabelece que toda e qualquer suspeita deve ser notificada à Vigilância Epidemiológica que seguirá com investigação e acompanhamento até o nascimento, quando serão realizados exames que possam confirmar ou não o diagnóstico.

Ao tomar conhecimento da informação através das redes sociais, a Secretaria de Saúde do Município procedeu visita à clínica do autor da informação para maiores esclarecimentos sobre a veracidade do fato, orientando sobre a necessidade da notificação por parte do profissional responsável pela suspeita, sendo que até o momento não chegou à secretaria nenhuma notificação. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde não se absteve da sua responsabilidade com relação à investigação, tendo realizado a busca ativa e acompanhamento da gestante fornecendo assim todos os cuidados e exames necessários garantindo a assistência adequada de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

O caso está sendo investigado e acompanhado e, tão logo se tenha a confirmação, a população será informada por meio das redes de comunicação e dos órgãos oficiais competentes através de nota técnica.

Por fim alertamos a população com relação às medidas de controle ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do zika vírus, causador da microcefalia, e deixamos claro que a Secretaria de Saúde do Município está aberta para quaisquer esclarecimentos.

Maria Vanderlúcia Lobo
Secretária de Saúde de Iguatu

EM ALTA

Sair da versão mobile