PodMais
PodMais
Hemoce de Iguatu inicia semana do doador de sangue
/

De 23 a 27 de novembro de 2015 acontece a semana do doador no Hemocentro Regional de Iguatu e no dia 25 é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue com programação especial durante todo o dia na sede da instituição.

A data é a mais expressiva do calendário de atividades do Hemoce e terá a realização de missa ecumênica a partir das 8hs da manhã, seguindo com entrega de troféus e medalhas aos agraciados do ano, café da manhã, apresentações artísticas e sorteio de brindes das empresas parceiras.

A coordenadora de captação em Iguatu, Sra. Janaína Rocha enaltece que “o doador é a peça fundamental da entidade e que sem o nosso trabalho não existiria”. Aos que não receberam oficialmente o convite ou comunicado para participar do evento a coordenadora esclarece que mesmo assim não deixem de comparecer a festividade.

O Hemoce informa que o momento serve para firmarem novas parcerias e incentivarem mais pessoas a se decidirem por serem doadores de sangue.

Orientações para doadores de sangue
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve…
– trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– estar bem de saúde;
– ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– pesar mais de 50 Kg;
– não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 10 anos de idade
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Malária

Intervalos para doação
– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Serviço:
O Hemocentro Regional de Iguatu funciona de segunda a sexta-feira ao lado do Hospital Regional e o telefone de contato é o 3581-9408.

Clique abaixo e confira o áudio desta reportagem:

Parte 1

Parte 2