Economia

24,5% vão usar 13º para quitar as dívidas

[caption id="attachment_8181" align="alignleft" width="600"](Foto:Divulgação)[/caption]Quase um quarto dos brasileiros (24,5%) vai usar os recursos da primeira parcela do 13º salário para quitar dívidas.

Published

on

(Foto:Divulgação)

Quase um quarto dos brasileiros (24,5%) vai usar os recursos da primeira parcela do 13º salário para quitar dívidas.

Esse é o menor resultado registrado em cinco anos para o destino desse salário extra, aponta a pesquisa da Ipsos realizada com mil pessoas em todas as regiões do País.

“O resultado surpreendeu”, afirma o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, ao comentar a pesquisa. Apesar de o pagamento de dívidas, desde 2009, ser o principal uso da primeira parcela do 13º, houve forte retração na intenção neste ano. Em 2012, 32,6% dos entrevistados declararam que iriam quitar as pendências com esse dinheiro.

O recuo do uso do 13.º para o pagamento de dívidas é mais uma evidência, segundo o economista, de que a inadimplência está em queda.

Poupança

Parte dos consumidores que reduziu a intenção de pagar dívidas com o 13º pretende aplicar o dinheiro na poupança. Em 2012, 16,3% dos entrevistados disseram que iriam poupar a primeira parcela do 13º. Neste ano, essa fatia subiu para 20,4%.

A outra parcela dos consumidores que não vai quitar dívidas com esses recursos está indecisa: 20,4% declararam neste ano que não sabem o destino que vão dar ao dinheiro.

 

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile