Brasil
200 anos de Independência: veja o que disseram os presidenciáveis sobre a comemoração

Os candidatos à Presidência da República fizeram pronunciamentos em redes sociais e notas oficiais sobre a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. Nesta quarta-feira (7), as comemorações do Bicentenário da Independência acontecem em diversas capitais, após dois anos de suspensão pela pandemia de Covid-19.
Veja as declarações abaixo, em ordem alfabética.
Ciro Gomes (PDT)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/q/f/0kiREiSiGXIglVGQgklw/microsoftteams-image-66-.png)
Ciro Gomes na Central das Eleições, na GloboNews — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Ciro escreve o seguinte: “Viva o 7 de Setembro! E que Deus nos abençoe para que nada nem ninguém sejam capazes de roubar a nossa paz e a nossa liberdade – neste dia ou em qualquer momento da nossa história. Vamos em frente, com a mais profunda esperança de que encontraremos, juntos, um novo caminho.”
Em vídeo, Ciro discursa com o hino nacional ao fundo. A seguir, o que ele disse.
“O Brasil e os brasileiros merecíamos comemorar os 200 anos de nossa Independência vivendo dias bem melhores. Porém, mesmo com os dramas e ameaças que nos cercam, não podemos perder a fé e a esperança neste nosso país tão lindo. O Brasil é muito maior do que qualquer problema. E tem solução para qualquer tipo de dificuldade.
Acreditem, só há uma porta de saída para tudo isso, e essa porta de saída é a política. Se a má política foi, infelizmente, a porta de entrada para os atuais problemas, a boa política é a única e verdadeira porta de saída para nos livrarmos deles. Tenho uma mais profunda esperança de que encontraremos, juntos, um novo caminho.
Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Bolsonaro durante a abertura do Encontro Nacional do Agro, promovido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília (DF). — Foto: Gesival Nogueiral/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro postou um vídeo em suas redes sociais com show de fogos na Torre de TV, em Brasília, iluminada nas cores da bandeira brasileira. Ao fundo, toca o hino da Independência do Brasil.
Além disso, em entrevista pela manhã à TV Brasil, Bolsonaro comentou o bicentenário da Independência.
“Mais que o Bicentenário. É a democracia, a liberdade de um povo. É só ver o que está acontecendo na América do Sul, e também em outros países. Mas, obviamente, é uma data marcante para nós. Eu lembro do sesquicentenário em 72, eu lá na longínqua Eldorado Paulista. E 50 anos passaram muito rápidos. Então, o povo brasileiro que hoje está indo às ruas para festejar 200 anos de Independência e uma eternidade de liberdade, o que está em jogo é a nossa liberdade, é o nosso futuro. E a população sabe que ela é aquela que nos dá o norte para nossas decisões.”
Lula (PT)
Lula durante evento de campanha em São Paulo. — Foto: REUTERS/Carla Carniel
“200 anos de independência hoje. 7 de setembro deveria ser um dia de amor e união pelo Brasil. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira, soberania e democracia. Bom dia.”
Simone Tebet (MDB)
O MDB formalizou a candidatura de Simone Tebet à Presidência — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
A senadora Simone Tebet destacou um vídeo de sua faixa do horário eleitoral na terça-feira (6) para endereçar o Bicentenário da Independência. Ela segura uma bandeira do Brasil e diz o seguinte.
Soraya Thronicke (União Brasil)
O União Brasil lançou a candidatura da senadora Soraya Thronicke. — Foto: Carla Carniel/Reuters
A senadora Soraya Thronicke se manifestou por meio da seguinte nota oficial.
“Hoje, eu estou vestida de amarelo, uma das cores da nossa bandeira. A cor significa prosperidade e riqueza — muito diferente do que a gente está vendo por aí; diferente do que a gente está vendo pelos quatro cantos do País, que é fome, desalento, desemprego, desespero. Pior do que o ódio, é o medo que estão tentando implantar em nós. Nada de medo! Vamos juntos, todos, porque o Brasil é nosso! As cores são nossas! A bandeira é nossa!”