Noticias

03 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Published

on

Nesta quarta-feira (3), é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Dia de apoio aos meios de comunicação que são alvos da restrição à essa liberdade, e também um dia de memória para aqueles jornalistas que perderam a vida em busca de uma história.

Só quem já sentiu o gosto da censura sabe o quanto ele é amargo. Nem sempre tivemos uma imprensa livre. Afinal de contas, liberdade ainda é uma expressão muito ousada quando o assunto é jornalismo profissional. A luta pelo pleno exercício da profissão permanece tão atual quanto nos períodos mais sombrios da nossa história.

O chamado Estado Novo, ditadura que iniciou em 1937, criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que dedicava parte de seus recursos à censura aos meios de comunicação. Nada (ou quase nada) escapava aos olhos atentos dos censores, que chegaram a proibir a veiculação de mais de uma centena de programas de rádio, além de músicas e inúmeras publicações e reportagens.

A Constituição da República Federativa do Brasil é clara: desde 1988, a liberdade de imprensa é considerada um direito fundamental de todos os cidadãos. No Estado Democrático de Direito, essa garantia desempenha um papel de extrema importância, tendo em vista que ela aumenta o acesso à informação e também propicia o debate e a troca de conhecimento entre as pessoas.

EM ALTA

Sair da versão mobile