Regional

Volume de chuvas deve aumentar em março, mas não superar a média

Published

on

A Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico responsável por chuvas no Ceará, passa a agir diretamente no Estado na segunda quinzena de março, aumentando a possibilidade de chuvas.

Nos próximos 15 dias, aumenta a possibilidade de chuvas no Ceará, especialmente na região Norte, por influência da Zona de Convergência Intertropical que se aproxima. É o principal fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas no Estado. No entanto, ainda que se confirme a previsão, o volume continuará abaixo da média, alerta o meteorologista Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Na primeira quinzena de março, as chuvas foram irregulares e localizadas por ação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, explica Fritz. Ontem, o maior volume registrado foi em São Gonçalo do Amarante, com 98 mm. Em Fortaleza, a chuva atingiu 57,6 mm.

Para os meses de abril e maio, o fim da quadra chuvosa, a tendência é reduzir a quantidade de chuvas por influência do fenômeno El Niño, afirma o meteorologista. Apesar dos episódios recentes de chuvas intensas, o Ceará apresenta precipitações de 70% a 80% abaixo da média histórica.

Fonte: O Povo

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O QUE FAZ UM DEPUTADO FEDERAL, ESTADUAL E SENADOR? O QUE É ESQUERDA, DIREITA E CENTRÃO?

 

EM ALTA

Sair da versão mobile