Ceará

Vítima de homofobia em empresa de Fortaleza deve ser indenizado em R$ 95 mil, decide Justiça do Trabalho

Published

on

O gerente de uma companhia de seguros vítima de homofobia na empresa, em Fortaleza, deve ser indenizado em R$ 95 mil por danos morais. A decisão, que cabe recurso, é da Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7).

O trabalhador afirmou que sofria diversas situações vexatórias na presença de outras pessoas da Companhia de Seguros Previdência do Sul (Prevsul), onde trabalhava.

O funcionário executava o serviço em sistema de home office, em Fortaleza. Porém, uma vez por mês, durante quatro ou cinco dias, o gerente regional vinha de Salvador para reuniões na capital cearense, quando ocorriam as ofensas, segundo os depoimentos.

Testemunhas relataram no processo que em várias situações presenciaram o gerente regional proferir palavras agressivas contra o empregado, a maioria de cunho homofóbico. Em uma ocasião, o superior disse na presença de muitos: “chegou o viado”.

“Às vezes as frases eram ditas em tom de brincadeira, às vezes, falando sério, mas sempre incomodavam o reclamante”, afirmou a testemunha.

Em outra reunião, o gerente regional teria falado que para gerir a empresa era só “abrir as nádegas e levar vara”.

“As situações humilhantes eram habituais”, segundo outra testemunha. “O reclamante ficava muito incomodado e humilhado”, disse.

Ela afirmou também que era constante o gerente regional iniciar a reunião com a expressão: “esse viadinho está no bico do urubu. Você sabe indicar alguém para substituí-lo se ele não bater a meta esse mês?” Essas humilhações eram feitas na frente dos demais corretores, de acordo com a testemunha.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile