Noticias

Violência e criminalidade surgem como tema central de debate público

Published

on

Violência e criminalidade se tornaram o tema central no debate político durante o mês de junho, com mais de 14,3 milhões de publicações. Segundo pesquisa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), divulgada nesta 5ª feira (4.ago), as questões foram associadas, sobretudo, à disputa eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidência da República.

No geral, os movimento de direita e esquerda empataram em volume de perfis, mas apoiadores de Bolsonaro representaram 53% das interações nas redes sociais. A terceira via ocupou 6,2% dos perfis no debate que, entre 1º de janeiro e 18 de julho de 2022, classificou o tema como de “grande impacto na política nacional”.

Entre alguns dos temas citados estava a atuação da polícia em operações contra o tráfico de drogas e na diminuição de homicídios e crimes violentos. Os internautas também citaram as mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo na Amazônia, o processo de asfixia de Genivaldo de Jesus Santos e a morte do militante petista Marcelo Arruda pelo policial penal federal Jorge Guaranho.

Além da discussão sobre violência e criminalidade, temas como Forças de Segurança, Corrupção e Crimes eleitorais também foram citados, com 7 milhões, 5,9 milhões e 2,4 milhões de menções nas redes sociais, respectivamente. Políticas Públicas, por sua vez, ficou em último lugar nas discussões, com 378 publicações em junho.

Fonte: SBT News

 

EM ALTA

Sair da versão mobile