Ceará

VÍDEO: Corpo de Bombeiros resgata turista de cacimba de 8 metros de profundidade em Guaramiranga

Published

on

Corpo de Bombeiros resgata turista de cacimba de 8 metros de profundidade em Guaramiranga. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na manhã desta quinta-feira (13), uma turista de 46 anos de idade que caiu em uma cacimba, em Guaramiranga, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará.

Os bombeiros militares foram acionados por volta das 9 horas por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De imediato, os bombeiros lotados na 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ª Cia/4º BBM), com sede na cidade de Guaramiranga, se deslocaram até o endereço informado para realizar o resgate.

De acordo com o subtenente Luiz Cláudio Oliveira do Nascimento, “as informações preliminares foram que uma turista e hóspede, Finlandesa de 46 anos de idade, subiu em uma cacimba desativada e sem água, quando a tampa da mesma girou devido ao peso que ocasionou sua queda de aproximadamente 8 metros de profundidade”, relatou o comandante do socorro.

O resgate

Inicialmente, os bombeiros militares realizaram uma amarração de ancoragem na tampa da cacimba, pois a mesma poderia cair na cacimba sobre a vítima. Como também, para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força na proporção de 4×1, utilizando um tripé de salvamento e um conjunto de moitões, cabos e mosquetões. Este sistema permitiu a descida controlada do comandante do socorro, o subtenente Claudio Nascimento, que constatou que a Senhora estava consciente e orientada e sentia fortes dores no joelho e tornozelo esquerdo.

A Senhora foi imobilizada, foi colocado um capacete da cor amarela por segurança e foi colocada no triângulo de resgate e logo em seguida foi içada de maneira prudente e conduzida pela ambulância ao Hospital Municipal de Guaramiranga, onde foi atendida pelo médico plantonista, Doutor Everaldo. Logo em seguida, houve traslado para o Hospital São Carlos em Fortaleza.

Além do sistema de vantagem mecânica, o bombeiro militar também utilizou seus equipamentos de proteção individual (EPI) e o cinto paraquedista.

Alerta!

Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

Em 2021, o CBMCE resgatou 286 vítima sem lesão e 91 com lesão. Enquanto que em 2020, foram resgatados 316 vítima sem lesão e 71, em todo o Ceará.

A guarnição que resgatou a turista foi composta pelo: subtenente Claudio, soldado Bilissan e soldado Capistrano. Também somaram esforços no resgate, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Guarda Municipal de Guaramiranga, além da ambulância e equipe do Hospital Municipal de Guaramiranga.

Fonte: SSPDS Ceará

EM ALTA

Sair da versão mobile