Brasil

Viagens interestaduais agora são gratuitas para jovens de baixa renda

Published

on

Desde quinta-feira, 31/03, jovens que se encontram em situação de baixa renda econômica têm o direito a viajar gratuitamente ou obter descontos em passagens de trens e ônibus interestaduais. Regulamentada pela ANTT, a norma foi publicada no Diário Oficial da União e está prevista pelo Estatuto da Juventude.

Para se beneficiar desse direito, os jovens de baixa renda deverão portar a Identidade Jovem, que é expedida pelo Governo Federal, e solicitar nos pontos de venda das empresas o Bilhete de Viagem do Jovem, se necessário o de ida e retorno (separadamente). As empresas de transporte interestadual deverão manter reservados dois assentos gratuitos em cada veículo e em caso de ocupação das reservas, as empresas deverão ter mais dois assentos reservados para os jovens que terão desconto de, pelo menos, 50% do valor de uma passagem convencional.

O beneficiário deve solicitar o Bilhete com antecedência de, no mínimo, três horas em relação ao horário da viagem e passado o prazo de três horas a empresa pode colocar à venda os bilhetes até então reservados. Tanto o bilhete com desconto quanto o Bilhete de Viagem do Jovem são intransferíveis, sendo necessária a apresentação de documentação com foto para confirmação do benefício.

 

Fonte: Brasileirissimos 

EM ALTA

Sair da versão mobile