Automobilismo

Vettel evita comparar seu domínio ao da ‘Era Schumi’: ‘Grande diferença’

[caption id="attachment_7242" align="alignleft" width="600"]Lewis Hamilton era dominante nos treinos classificatórios antes das férias da F-1 (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton era dominante nos treinos classificatórios antes das férias da F-1 (Foto: Getty Images)[/caption]Perto do tetra, alemão da RBR diz que soberania de compatriota com a Ferrari no início dos anos 2000 era muito mais avassalador que fase atual

Published

on

Lewis Hamilton era dominante nos treinos classificatórios antes das férias da F-1 (Foto: Getty Images)

Perto do tetra, alemão da RBR diz que soberania de compatriota com a Ferrari no início dos anos 2000 era muito mais avassalador que fase atual

Na iminência de conquistar o quarto título seguido, Sebastian Vettel ouviu nesta semana de um de seus rivais, Lewis Hamilton, que seu domínio lembra o de Michael Schumacher no início da década passada, o que poderia criar uma monotonia e afastar os fãs da F-1. Já no Japão, onde pode assegurar a taça no domingo, o alemão argumentou que a superioridade da RBR neste ano não pode ser comparada à soberania absoluta de seu compatriota a bordo da Ferrari nos anos 2000.

– Acho que, provavelmente, houve uma corrida que foi uma exceção: Cingapura (vitória com 30s de vantagem sobre Fernando Alonso). A diferença que construí era de cerca de dois segundos por volta, mas dependia dos carros que vinham atrás. Na Coreia foi mais parecido com Spa. A vantagem se manteve de três a seis segundos por quase toda a corrida. É uma ótima vantagem, mas com qualquer erro estúpido, como uma travada de roda, três segundos não é nada, comparado a 30. E com Schumacher, era mais parecido com os 30 segundos, o que é uma grande diferença – argumentou o tricampeão.

Vettel possui oito vitórias na temporada, sendo quatro delas nas últimas quatro provas. O alemão ressalta que toda a equipe RBR trabalhou duro para conseguir emplacar essa soberania após as férias de meio do ano da Fórmula 1 e credita o sucesso ao fato da melhora dos carros do time nos treinos classificatórios em comparação aos rivais da Mercedes. Ele largou na pole nas últimas três corridas. Antes disso, Hamilton havia começado na posição de honra por quatro vezes seguidas.

– Nós sempre estamos em uma posição de conseguir fortes resultados aos domingos. Mas ultimamente, estamos fortes também no qualifying, uma área que no começo do ano, a Mercedes definitivamente parecia ter a vantagem. Fomos capazes de desenvolver o carro. Tenho certeza que todos fizeram o mesmo, mas acho que conseguimos trazer peças muito boas recentemente. Além disso, há o fato de entendermos o carro melhor em comparação ao início do ano. Dessa forma, podemos reagir mais rapidamente, para alterar os ajustes para a corrida de maneira correta – explicou.

Para ser tetra em Suzuka, Vettel precisa vencer e torcer para o vice-líder Fernando Alonso não passar da nona posição.  Os treinos livres para o GP do Japão começam na quinta-feira, 22h (horário de Brasília), com exibição no SporTV. A corrida é na madrugada de domingo, 3h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile