Automobilismo

Vettel enfim vence no Canadá e dispara na ponta do Mundial de F1

Piloto da Red Bull jamais havia vencido na pista de Montreal e não teve problemas para faturar o primeiro lugar, superando Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Felipe Massa foi o 8º.

Published

on

Piloto da Red Bull jamais havia vencido na pista de Montreal e não teve problemas para faturar o primeiro lugar, superando Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Felipe Massa foi o 8º.

 

Sebastian Vettel, da Red Bull, conduz seu carro para a vitória no GP do Canadá

O alemão Sebastian Vettel tirou o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 da sua lista de eventos a conquistar. Já tricampeão da categoria, o piloto da Red Bull liderou toda a corrida de Montreal neste domingo e venceu a prova pela primeira vez na carreira, disparando na ponta do Mundial de 2013.

Das corridas que compõem atualmente o calendário da categoria, o alemão de 25 anos de idade só não venceu os GPs da Alemanha, este ano disputado em Nurburgring, da Hungria, realizado em Hungaroring, e dos Estados Unidos, que volta ao Mundial nesta temporada.

Vettel largou da pole neste domingo pela terceira vez consecutiva em Montreal, mas diferentemente dos anos anteriores, não encontrou problemas durante a corrida. Após defender bem a primeira colocação na largada, o alemão liderou toda a prova sem ser ameaçado pelos concorrentes e cruzou a linha de chegada com tranquilidade.

A segunda colocação do GP do Canadá foi do espanhol Fernando Alonso, com o britânico Lewis Hamilton completando o pódio. Mark Webber, Nico Rosberg, Jean-Eric Vergne, Paul di Resta, Felipe Massa, Kimi Raikkonen e Adrian Sutil completaram a lista dos dez primeiros colocados e a zona de pontuação.

Com a vitória deste domingo, Sebastian Vettel dispara na liderança do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e ganha força na briga por seu quarto título consecutivo. O alemão agora tem 132 pontos na primeira colocação. O segundo colocado agora é Fernando Alonso com 96 pontos, deixando Kimi Raikkonen na terceira posição com 88. A próxima prova do calendário é o GP da Inglaterra, em 30 de junho.

A prova

A corrida em Montreal começou com pista seca e sem maiores incidentes na largada. Sebastian Vettel conseguiu manter a primeira colocação e rapidamente abrir vantagem sobre a dupla da Mercedes formada por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Valtteri Bottas sentiu a falta de experiência em largar no pelotão da frente e caiu de terceiro para sexto.

Já o brasileiro Felipe Massa, que iniciou a corrida apenas em 16º após bater na segunda parte do treino classificatório, fez um bom começo de prova, pulando para a nona colocação já no 13º giro.

O australiano Mark Webber foi o primeiro piloto da elite da F-1 a parar nos boxes para a troca de pneus, na 14ª volta , colocando compostos médios. Massa fez seu pit stop no 18º giro, quando ocupava a oitava posição, optando por continuar com pneus supermacios.

O brasileiro ainda teve outro bom momento na corrida, duelando com Adrian Sutil pela nona colocação, mas não conseguiu a ultrapassagem e, com os compostos sofrendo com alto desgaste, viu o rival se distanciar na sequência.

Na primeira colocação, Vettel seguiu sem ser ameaçado, coordenando seu ritmo de prova de acordo com a necessidade. As maiores emoções ocorreram na disputa de posições intermediárias, como entre Fernando Alonso e Mark Webber pela terceira colocação, que acabou com vantagem para o piloto da Ferrari.

Após ultrapassar o australiano, o competidor espanhol continuou andando em ritmo rápido e conseguiu se aproximar rapidamente de Lewis Hamilton, tendo 15 voltas para tentar ganhar a segunda colocação. Alonso precisou da metade delas e assumiu a vice-liderança a sete giros para o final.

O britânico tentou retomar a segunda colocação, mas não teve sucesso e cruzou em terceiro, após Vettel e Alonso. Ainda na volta final, Felipe Massa ultrapassou Kimi Raikkonen e conseguiu a oitava posição.

Veja o resultado do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1: 

 

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 

2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 

3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 

4) Mark Webber (AUS/Red Bull) 

5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 

6) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) 

7) Paul Di Resta (ESC/Force India) 

8) Felipe Massa (BRA/Ferrari) 

9) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 

10) Adrian Sutil (ALE/ Force India) 

11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) 

12) Jenson Button (ING/McLaren) 

13) Romain Grosjean (FRA/Lotus) 

14) Valtteri Bottas (FIN/Williams) 

15) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) 

16) Pastor Maldonado (VEN/Williams) 

17) Jules Bianchi (FRA/Marussia) 

18) Charles Pic (FRA/Caterham) 

19) Max Chilton (ING/Marussia) 

20) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)

Não completaram: 

Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 

Giedo van der Garde (HOL/Caterham)

 

EM ALTA

Sair da versão mobile