Política

Vereadores participam de sessão itinerante em Barreiras dos Pinheiros

Published

on

Em sessão itinerante da Câmara Municipal de Iguatu (CMI), os parlamentares foram a Barreira dos Pinheiros, na terça-feira, 05. O objetivo do parlamento seguir pelas principais regiões da cidade é de aproximar a população das ações e projetos do legislativo. Além da apresentação dos projetos de lei, indicações legislativas e requerimentos de informação, os moradores participaram da tribuna livre para cobrar as principais demandas locais.

Os reclames e solicitações ocorreram em sua maioria por meio de presidentes das associações das comunidades das Barreias dos Pinheiros, Paraibanos, Constantinos, Varjota, e Vila Julieta. Eles trouxeram à pauta questões como melhorias nos sistemas das unidades básica de saúde, construção de creche, reforma nas escolas locais, e abastecimento hídrico.

João Francisco, presidente da comunidade das Barreiras dos Pinheiros, ressaltou as conquistas recentes da comunidade, bem como apresentou as demandas atuais. “Foi muita proveitosa. Conquistamos nesse ano a reforma da creche e instalação de energia no ginásio. Mas apresentamos como necessidade atual a reforma do PSF e calçamento de algumas vias e construção de uma caixa d’água”, pontuou.

Da comunidade dos Paraibanos, Neném Siqueira ponderou o problema hídrico como prioridade das mais de 400 famílias que lá residem. “Já sabemos que uma instalação de uma adutora com a rede está sendo construída, mas está demorando. Nos informaram que tudo estava dependendo da instalação da rede elétrica. Esperamos que seja resolvido logo porque a necessidade é grande”, afirmou.

Ronald Bezerra (PSDB) parlamentar mais votado na localidade, ressaltou a oportunidade de a comunidade conhecer de perto os trabalhos do legislativo. “A Câmara vindo às comunidades para fazer cumprir o seu papel real, o de ouvir as reivindicações, debater as problemáticas e intermediar a solução junto ao prefeito. Só assim chegaremos ao foco real que realizar as políticas públicas de maneira mais efetiva”, garantiu.

Conforme o presidente da casa, Mário Rodrigues (PDT), a iniciativa criada por meio de projeto de lei em 1990, promete percorrer todos os distritos da cidade e atenderá, ainda, os bairros mais populosos do município. “Entraremos em recesso nesse mês de dezembro e retornaremos em janeiro. Queremos realizar uma por mês, se possível a cada última semana. Já elaboramos os calendários de regiões que serão visitadas, enviadas pelos próprios parlamentares”, disse. Essa foi a segunda sessão itinerante realizada neste ano. A primeira ocorreu no mês de novembro no sítio Recreio comunidade do Distrito de Riacho Vermelho.

Mário pontuou ainda as questões de urgência como ampliação e recuperação da escola e a creche da comunidade do Sítio Varjota por meio de convênio, e investimentos na rede de distribuição hídrica. “A escola faz parte de um convênio assinado em 2014. E agora fomos informados que estão sendo pleiteados novos aditivos para enfim terminar essa obra. A creche local é um problema seríssimo, no período eleitoral do ano passado solicitaram um aditivo de mais de R$ 600 mil, não concluíram e deixaram essa conta pra atual gestão. Mas vamos encaminhar todas as situações ao prefeito e os respectivos secretários”, disse.

A sessão cumpriu regimento com leituras de projetos e votação de outras que começam a tramitar na casa. Na ‘Ordem do Dia’ foi votado em primeira votação o PPA 2018/2021.

EM ALTA

Sair da versão mobile