Política

Vereador propõe homenagem a sanfoneiro Jeová Fernandes

Published

on

Começou a tramitar na casa legislativa iguatuense, o projeto de caráter indicativo para instalação de um monumento em homenagem ao sanfoneiro Jeová Fernandes. A matéria de autoria do vereador Diego Felipe (PHS) sugere a construção de um ‘busto’ e programação cultural no mês de setembro no Bairro, onde o músico passou grande parte da vida.

A pauta foi lida na sessão de terça-feira, 18, e passará pelas salas das comissões para deliberação em duas votações. O autor da proposta acredita que a matéria passará sem restrições. “Já conversei com os colegas de parlamento, e eles demostraram abertos e simpáticos à proposta. Acredito que pela figura do homenageado o projeto terá unanimidade quando votado”, afirmou o também vice-presidente Diego.

Por ser de caráter sugestivo, o Poder Executivo não tem a obrigação de executar o conteúdo da matéria. Mas o vice-presidente disse que já intermedia a idealização do projeto junto à administração. “Já conversamos com a secretária de Cultura. E vamos levar essa proposta ao prefeito Ednaldo, que acredito ser aberto à ideia”, pontuou.

A matéria de autoria do vereador Diego Felipe (PHS) – (Foto Thiedo Henrique/Mais FM)

A construção da estátua seria na ‘Praça da Bíblia’ no Bairro 7 de setembro. “Seria importante eternizarmos a figura do Jeová em local visível para que os cidadãos, crianças e visitantes saibam a importância do sanfoneiro no fortalecimento da cultura regional”, disse. O vereador recomenda ainda a realização de programação comemorativa, com músicos da região, objetivando prestar homenagem ao ícone, com socialização de sanfoneiros, repentistas, leituras de cordéis, danças e biografia cantada.

Título de Cidadão e “Lei Jeová Fernandes”

Outras duas pautas, tendo como referência a figura do sanfoneiro, tramitam assim como a sugestão do ‘busto’. O presidente da casa, Mário Rodrigues (PDT), indicou o Titulo de Cidadão pós-morte a Jeová. O vereador Bandeira Junior (PMDB) apresentou pauta indicativa que isenta os moradores da cidade portadores de deficiência física em até 25% nas contas de água e luz, o peemedebista batizou a matéria de ‘Lei Jeová Fernandes’.

Saiba mais

Jeová Fernandes faleceu no último, 10, e é tratado no meio artístico como um dos maiores expoentes da musicalidade regional, o sanfoneiro tinha 61 anos de idade, e faleceu vítima de insuficiência hepática, quando fazia tratamento e estava internado no Hospital Regional de Iguatu.

A doença foi diagnosticada no início deste ano, mesmo na fila de espera para um transplante de fígado, teve o estado de saúde agravado não resistindo.

Autodidata, Jeová aprendeu tocar sanfona ainda jovem, aos 10 anos de idade, quando recebeu de presente uma sanfona do pai. Nem mesmo a cegueira provocada ainda quando criança, as sete anos, o impediu de aprender o instrumento e se tornar um dos músicos mais respeitado da região. Natural da cidade de Jucás, chegou a Iguatu no final dos anos 70, adotando a terra da telha como sua morada. Aqui conquistou fama, fez sucesso e muitos amigos.

EM ALTA

Sair da versão mobile