eleições 2022

Veja o que você precisa saber sobre a votação do 2º turno no Ceará

Published

on

As eleições 2022 segundo turno serão decididas no domingo (30). Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam o cargo de presidente da República. São esperados 6.820.673 eleitores e eleitoras cearenses. As seções eleitorais abrem às 8h e fecham às 17h (horário de Brasília).

Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 130 mil pessoas, incluídas(os) mesárias(os), auxiliares de eleição, delegadas(os) de prédio, juízes(as) eleitorais, terceirizadas(os), servidoras(es) e policiais.

No Ceará, serão 22.796 seções eleitorais, distribuídas em 6.672 locais de votação.

Disque Eleitor
O Disque Eleitor 148 funcionará no final de semana do 2º turno das eleições. A equipe atenderá no sábado (29), de 7 às 19h. Já no domingo de eleição (30), o serviço está disponível de 7 às 17 horas. Por meio do 148, pode-se obter informações sobre: situação eleitoral, multas eleitorais, convocação de mesários(as), local de votação e documentos necessários para votar e justificar.

O atendimento do Disque Eleitor é voltado para todo o Ceará, e a ligação tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora. Informações sobre as eleições podem ser obtidas no site do TRE. É importante esclarecer que o 148 não recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Para isso, deve-se utilizar o aplicativo Pardal, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo.

Venda e consumo de bebidas alcoólicas
A venda e o consumo de bebidas alcoólicas ficam proibidos no Ceará no próximo domingo (30). A decisão do TRE impede que os estabelecimentos comercializem os produtos entre 00h e 20h. A proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas valerá para bares, restaurantes, mercantis, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público nos municípios cearenses.

Conforme o TRE, a decisão considerou, entre outros motivos, que a medida tornou-se prática repetitiva em pleitos anteriores e de boa aceitação pela sociedade. Além disso, a proibição mostra-se eficaz na redução do número de ocorrências formalizadas e distúrbios nos locais de votação.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile