Regional
Várzea Alegre: Educação e Saúde caminham contra o aedes aegypti

A demonstração de força e de conscientização, contra o mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus reuniu durante o ato profissionais da educação com alunos de escolas estaduais e municipais, agentes de endemias, agentes de saúde, com um público participante estimado em 700 pessoas.
Segundo a secretária de Educação, durante todo o ano serão realizadas nas escolas palestras educativas com apoio dos profissionais da área de saúde. Ela afirmou que hoje todos têm conhecimento do perigo que representa o mosquito aedes aegypti pela tv e pelas redes sociais e sabem a formas de combate.
Fernando Fernandes, Secretário de Saúde de Várzea Alegre, destacou que desde os primeiros dias do ano, o objetivo tem sido sensibilizar a população quanto à gravidade do problema com o mosquito aedes agypti, que antes transmitia apenas a dengue, mas que agora também transmite a chikungunya e o zika vírus. No caso do zika vírus, que segundo Fernando Fernandes, acreditava-se ser menos ofensivo, tornou-se motivo a mais de preocupação, acometendo pessoas com doenças (microcefalia), com graves sequelas.
Com relação a casos de dengue na cidade, o secretário afirmou que até o momento foi registrado apenas um caso, que pode ter sido importado, já que a pessoa acometida pela doença faz constantes viagens para a cidade de Icó. Ele afirmou que isso está sendo investigado.
O secretário de Saúde reforçou que no país o governo federal já vem tomando medidas para permitir que os servidores da saúde entrem em domicílios nos quais as pessoas apresentem alguma resistência, que o mesmo já foi realizado no Ceará, com uma lei estadual, e que em Várzea Alegre já existe um esboço de uma lei, que será enviada à Câmara Municipal, que apoiara a atuação dos agentes de endemias e de saúde a entrarem nos domicílios onde se apresentam resistências ou em terrenos não cuidados pelos seus proprietários, inclusive com opção de multa para os que não permitirem a realização do trabalho de combate ao aedes aegypti.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura
-
Noticias2 semanas atrás
Homem é carregado em rede até a UPA após passar mal por falta de acesso em estrada esburacada no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás
Ração contaminada provoca mortes de cavalos em haras pelo Brasil; entenda o que está por trás da tragédia
-
Noticias2 semanas atrás
Inscrições para o Fies 2025 começam nesta segunda-feira (14); confira quem pode participar e como se inscrever
-
Noticias2 semanas atrás
“Porque eu posso”, diz Trump ao justificar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
-
Noticias2 semanas atrás
Mais de 800 gestores da educação no Ceará receberão gratificação mensal de R$ 2 mil
-
Noticias2 semanas atrás
AGU pede ao STF que Moraes restabeleça decreto do IOF por meio de liminar
-
Noticias2 semanas atrás
Filhotes de periquito cara-suja são reintroduzidos na natureza no Ceará após 114 anos de desaparecimento
-
Noticias2 semanas atrás
Crimes atribuídos a Bolsonaro podem resultar em condenação de até 43 anos de prisão