O professor e advogado Valdetário Andrade Monteiro tomará posse da Cadeira 46 na Academia Brasileira de Direito (ABD) na próxima quarta-feira (16) em cerimônia que acontece em Brasília. Ele assume o posto que era do jurista Paulo Bonavides.

A escolha de Valdetário Monteiro foi comunicada por ofício assinado pelo presidente da ABD, o acadêmico André Augusto Malcher Meira. A medida veio após decisão unânime dos membros da Academia.

HISTÓRICO E CARREIRA

Valdetário é professor e advogado. Ele ministra as disciplinas de Direito Tributário e Processo Civil, além de ser presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Nacional e membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas, tendo sido seu presidente. Monteiro ainda é membro da Academia Cearense de Direito e membro do Instituto dos Advogados do Ceará.

Por dois mandatos, Valdetário também presidiu a OAB Ceará e a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele ainda foi Conselheiro Federal da OAB e Secretário Chefe da Casa Civil do Distrito Federal.

Fonte: Diário do Nordeste