O encontro contou com quatro palestras (Foto: Mais FM)

Com objetivo de promover palestras e debates voltados para a qualificação dos parlamentares, Iguatu recebeu na quinta-feira, 05, vereadores de mais de dez cidades, para o I Seminário Estadual de Formação Legislativa. O evento promovido pela UVC, em parceria com as empresas Aspec Informática, Grupo BLV, Objetiva Publicações, Maxdata Contabilidade e Chacon Studio Fotográfico, foi realizado na Câmara Municipal de Iguatu (CMI).

A ocasião foi prestigiada pelos membros do executivo como o do prefeito da cidade Ednaldo Lavor (PDT). “Fui vereador por dois mandatos e sei da importância da esfera para um melhor andamento das políticas. Falo isso independente do mesmo ser de situação ou oposição. Como gestor, vim aqui desejar bons trabalhos e boas-vindas aos ex-colegas”, destacou.

O presidente da UVC, César Veras, destacou a missão da UVC em capacitar e orientar os vereadores. E que pretende regionalizar os encontros para que os vereadores de municípios mais distantes, também possam ser beneficiados. “A população está desacreditada em face de tantos escândalos. Um vereador consciente de seu papel não se pode rebaixar o seu mandato, como se a Câmara Municipal fosse composta por homens que não tiveram seus nomes respaldados e qualificados por meio do voto direto da população. Se há o vereador hoje nas Câmaras Municipais é por que alguém os colocou ali. Lembrando que esses vereadores saíram do seio da população, para desempenhar sua função de legislar e fiscalizar, além de representar essa mesma população que o elegeu”, disse.

Vereadores de diversas cidades estiveram na CMI (Foto: Mais FM)

Mais de 100 pessoas dentre elas a maioria vereadores e presidentes de Câmaras do Ceará estiveram na ocasião. Michael Martins, parlamentar da cidade de Várzea Alegre, destacou o valor do político do vereador e a importância de adquirir conhecimento. “Muitos de nós saímos de lugares humildes sem acesso à informação, tendo como virtude a capacidade de liderar e de ser a voz de nosso meio no cenário político. Mas o primeiro contato com o legislativo nos intimada em saber que o sistema não era bem como imaginávamos. Cabe a nós aproveitar momentos como esses e tirar lições”, disse.

O palestrante Dr. José Herval juiz eleitoral TRE/RN, juiz Eleitoral da Comarca de Mossoró, abordou a temática: ‘A importância da função do vereador para retomada da política brasileira’. “Vivemos um momento difícil no cenário político brasileiro, onde a corrupção está presente nas três esferas de governo, seja no Legislativo, Executivo ou no Judiciário. Se hoje nosso país está assim, grande parte é culpa dos vereadores. Se eles cumprissem a fundo o papel de legislar e fiscalizar, o princípio da eficiência estaria garantido”, afirmou.

Mário Rodrigues (PDT), presidente da casa legislativa iguatuense, afirmou que o momento era uma necessidade dos parlamentares locais. “Nós vereadores estamos em contado direto com a população e muito por isso somos eleitos. Devemos estar preparamos para adentrar mais a fundo nas questões fiscalizatórias dos tribunais e estudando e a melhor forma de conhecer”, afirmou.

O seminário contou ainda com palestras sobre transparência na gestão pública-Implicações para o poder legislativo, a importância da gestão de documentos para as Câmaras Municipais e a responsabilidade dos vereadores perante o TCE.