Educação

Uso excessivo de dispositivos digitais prejudica desempenho dos alunos, aponta o Pisa

Published

on

Um estudo da OCDE revelou que os alunos que usam smartphones e outros dispositivos digitais por mais de cinco horas por dia na escola tiveram uma pontuação menor nos testes do Pisa de 2022. O Pisa é um programa internacional que avalia os conhecimentos de matemática, leitura e ciências dos estudantes de 15 anos de idade. O estudo envolveu 690 mil estudantes de 81 países.

Segundo o relatório, os alunos que usaram os dispositivos digitais por até uma hora por dia para lazer obtiveram 49 pontos a mais em matemática do que os que ficaram grudados nas telas entre cinco e sete horas por dia. O relatório levou em conta o perfil socioeconômico dos alunos e das escolas. A edição de 2022 do Pisa teve como foco o desempenho em matemática.

O relatório também mostrou que os dispositivos digitais causaram distração nas aulas de matemática. Cerca de 65% dos estudantes afirmaram que ficaram distraídos por estar usando celular e outros dispositivos, como tablets e laptops. No Brasil, esse percentual foi de 80%. Outros 59% relataram que a distração foi provocada por colegas estarem usando os dispositivos. Esses alunos tiveram 15 pontos a menos nos testes de matemática do que os que não se distraíram.

O nível de distração variou entre os países. Em países como o Japão e a Coreia, que estão entre os melhores colocados no Pisa, o nível de distração relatado pelos alunos foi de 18% e 32%, respectivamente.

EM ALTA

Sair da versão mobile